Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vacinação será feita em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (05.01) que a imunização das crianças de 5 a 11 anos deve começar entre os dias 14 e 15 deste mês de janeiro. A informação foi divulgada em entrevista coletiva.
O Governo anunciou que incluirá as crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da vacina Covid. A imunização não será obrigatória e não será exigido receita médica, como havia sido divulgado inicialmente pelo ministro Queiroga.
A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, afirmou que a única recomendação será que os pais, mães e responsáveis legais pelas crianças, procurem recomendação prévia de um médico — antes da vacinação dos seus filhos. “Que os pais têm que estar presente autorizando essa vacinação. Em caso dos pais ou responsáveis estarem ausentes tem que ter um termo de assentimento por escrito”, explicou a secretária.
Segundo ela, a vacinação será feita com a vacina Pfizer e em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente, aqueles que moram com pessoas com risco maior de contrair a doença, quilombolas e indígenas.
Rosana disse ainda, que as crianças tomarão doses da vacina, com 10 microgramas, com um intervalo da primeira para a segunda dose de oito semanas. Atualmente, pessoas acima de 12 anos recebem dose de 30 microgramas do imunizante.
Sobre as doses da vacina da Pfizer serem suficientes para vacinar 20,5 milhões de crianças de 5 a 11 anos com duas doses, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que 3,74 milhões de imunizantes pediátricos serão entregues até 27 de janeiro para iniciar a vacinação. As primeiras doses serão entregues em 13 de janeiro — um total de 1,2 milhão de doses.
Após a chegada do imunizante, o Ministério da Saúde irá destinar as doses aos Estados e municípios — seguindo um cronograma de ordem populacional em relação ao percentual a ser enviado. As primeiras entregas estão previstas para o dia 14 de janeiro.
“Todos aqueles que quiserem vacinar seus filhos, o Ministério da Saúde vai garantir doses da vacina. O Ministério vai garantir que todas as normas sanitárias para aplicação do imunizante com segurança serão seguidas”, garantiu Queiroga.
Leia Também - Vacinação contra Covid para crianças deve começar na 2ª quinzena de janeiro
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).