17 de Novembro de 2024
17 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 01 de Abril de 2021, 15:12 - A | A

Quinta-feira, 01 de Abril de 2021, 15h:12 - A | A

Recomendação

Tribunal aponta que 64 cidades de MT estão com baixo índice de vacinação contra Covid-19

Prefeitos têm 48 horas para apresentarem planos de vacinação

Rojane Marta/VG Notícias

VGN Notícias

VGN; Vacinação; Fiotão

Vacinação no Ginásio Fiotão em Várzea grande

 

Mato Grosso tem 64 cidades com baixo índice de vacinação contra Covid-19, conforme aponta Nota de Fiscalização emitida pela Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente do Tribunal de Contas do Estado. Veja lista dos municípios no final da matéria.

Conforme Nota, nestes 64 munícipios os quais o índice de aplicação de doses de vacina contra Covid-19 está abaixo de 58%. Diante disso, o Tribunal recomendou aos prefeitos para que adotem providências para intensificar o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19.

Leia também: Secretário pede celeridade na vacinação contra Covid-19: "Vacina é para o braço e não para ser estocada"

A Nota de Fiscalização considera que a melhor evidência científica para minimizar a propagação da Covid-19 consiste na vacinação mínima de 60% a 70% da população e que notícias amplamente veiculadas pela imprensa nacional e regional relata que o Estado de Mato Grosso é o que menos vacinou contra a Covid-19, com apenas 4,49% da população devidamente imunizada com a primeira dose.

Cita ainda que o Boletim Epidemiológico 386, divulgado pela SES/MT em 29 de março deste ano, informa que 64 municípios do Estado de Mato Grosso aplicaram menos de 58% das doses de vacina efetivamente recebidas, sendo que o demonstrativo utiliza, como fonte de dados, a quantidade de doses de vacinas aplicadas pelos municípios, na forma como informadas via sistema de informação ao Ministério da Saúde.

A Nota também considerou a potencial defasagem nos dados de vacinação informados pelos municípios de Mato Grosso no sistema do Ministério da Saúde, o que subavalia o real desempenho da campanha de vacinação no Estado do Mato Grosso e que o maior número de pessoas vacinadas reflete diretamente na diminuição nos números de internações em UTIs decorrentes do agravamento da Covid19.

Com isso, o Tribunal recomenda aos prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios listados na Nota de Fiscalização para que, no prazo de 48 horas, adotem as seguintes providências: intensifiquem a vacinação dos grupos prioritários elencados nos planos de vacinação contra a Covid-19, utilizando-se de mutirões de vacinação nos finais de semana, ampliação dos locais de vacinação e funcionamento dos postos de vacinação em horário estendido, além de sistema de vacinação itinerante por regiões onde se encontram os grupos prioritários; realizem a busca ativa das pessoas inseridas nos grupos prioritários de vacinação que não compareceram aos locais de vacinação; apliquem, rigorosamente, os protocolos de biossegurança para evitar a propagação da Covid-19 durante a vacinação, tais como a aferição da temperatura da população a ser vacinada; o uso obrigatório de máscaras nos locais de vacinação, distanciamento social mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas; e alimentem, no sistema SI-PNI, a produção local de vacinação com defasagem não superior a 24 horas, de forma a manter sempre atualizadas as bases de dados de vacinados no Estado de Mato Grosso e subsidiar os gestores de saúde, órgãos de controle e a sociedade em geral com informações mais fidedignas e tempestivas.

“Deve-se ressaltar que as ações para agilizar a vacinação devem ser acompanhadas de uma identificação rigorosa dos grupos prioritários no momento da imunização, de forma a evitar a ocorrência do “fura fila”. Ante essas recomendações, requer-se a notificação dos Prefeitos e dos Secretários Municipal de Saúde listados para atender a recomendação proposta nesta Nota Fiscalizatória” cita nota.

O Tribunal fixou o prazo de 48 horas para os gestores apresentem um relatório contendo as providências adotadas para atender às recomendações propostas ou as justificativas para esclarecer os fatos elencados na Nota de Fiscalização.

“Por fim, informa-se que essa atuação do TCE/MT não afasta futuras fiscalizações para averiguar se as inconformidades retratadas foram resolvidas ou minimizadas, podendo, para tanto, realizar inspeções físicas nos estoques de vacinas dos municípios e nos locais de vacinação para avaliar o grau de implementação das recomendações propostas” alerta.

Confira os municípios elencados na Nota:

VGN

vacinalista

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760