Após anunciar na manhã desta terça-feira (31.03), a compra de 10 mil testes para a detecção do novo coronavírus (COVID-19) para o Estado de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) usou suas redes sociais para lembrar a população que os testes estão escassos por todo o mundo, e que devem ser utilizados prioritariamente em pessoas com sintomas mais graves.
“Devemos continuar seguindo as recomendações de segurança, como lavar as mãos por mais de 20 segundos com água e sabão, evitar aglomerações e contato físico e se manter em casa o máximo de tempo possível”, declarou Mendes.
Segundo dados do Governo, foram investidos R$ 192 mil, via Secretaria de Estado de Saúde, para garantir que mais pessoas com suspeita da doença sejam testadas no Estado.
Com os novos testes, o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) vai ampliar a realização do exame molecular que diagnostica ou descarta a infecção pelo novo coronavírus.
De acordo com o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) serão mais 10 mil indivíduos a serem diagnosticados ou não com a doença, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) monitora a produção do Laboratório, de forma a identificar preventivamente a necessidade de novas aquisições.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).