Durante os preparativos da sessão solene de posse dos vereadores eleitos em 2024 e do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) nesta quarta-feira (01.01), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) afirmou que a taxa de lixo de Cuiabá será revogada no dia 4 de fevereiro, segundo uma promessa que Brunini teria feito aos vereadores.
A revogação da taxa é uma promessa de campanha de Abilio. O prefeito criticou duramente a aprovação da taxa em embate com adversários durante a disputa eleitoral.
"Prefeito passou para nós que ele vai mandar a revogação na primeira sessao ordinária, que é a sessão de 4 de fevereiro, porque ele precisa fazer os trâmites com a procuradoria", declarou a vereadora.
Emanuel Pinheiro (MDB), que deixa o cargo de prefeito nesta quarta, criticou a revogação da taxa de lixo. Segundo o agora ex-prefeito, a revogação "ferra" a gestão de Brunini, por reduzir recursos disponíveis na Prefeitura.
Leia mais sobre o assunto: Prefeito diz que fim da taxa do lixo “ferra” gestão Abilio: “Vai se arrepender”
“Alguns que gostam muito de mim dizem: ‘Emanuel, revogue a taxa de coleta ou envie o projeto de financiamento para a Câmara e deixe que ele [Abílio] se prejudique. Ele vai se dar mal.’ Mas eu respondo: de jeito nenhum! Antes de tudo, eu amo Cuiabá. Trairia a minha cidade e minha população se agisse dessa forma”, declarou Emanuel durante entrevista ao jornalista Geraldo Araújo.
Ponto polêmico da adminsitração de Emanuel, a taxa de lixo foi amplamente rejeitada pela população cuiabana e a proposta de revogação foi um dos propulsores da campanha de Abilio, que venceu a disputa eleitoral no segundo turno contra Lúdio Cabral (PT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).