O senador Pedro Taques (PDT), voltou a criticar o governo do Estado por desviar recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). As críticas foram feitas nesta segunda-feira (24.03), durante abertura do Estradeiro Aprosoja pela BR-174, em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá).
Para Taques, além de um projeto estratégico de logística envolvendo rodovias, hidrovias e ferrovias, ainda é preciso investimento em formação de mão de obra qualificada, segurança jurídica para os produtores e também mais eficiência do Estado.
“Recebo informações de produtores que demoram mais de três anos para conseguir retirar uma licença ambiental na Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Infelizmente, o Estado hoje atrapalha o setor produtivo, quando deveria ajudar”, disse o senador.
Um dos grandes debates do setor produtivo é o desvio de recursos do Fethab, o imposto cobrado no transporte de toda produção agrícola e pecuária do estado e que tem por objetivo financiar estradas e projetos de habitação. “Estão colocando parte deste recurso nas obras da Copa e não estão priorizando investimento nas estradas de Mato Grosso. Investir nas estradas fortalece o nosso setor produtivo, trazendo benefícios também ao cidadão dos municípios do interior, pois o asfalto também leva qualidade de vida”.
Apesar de todo o Brasil necessitar de plano estratégico de desenvolvimento para a área logística, para o senador Pedro Taques, Mato Grosso ainda está atrasado em relação a outros Estados. “O Estado não consegue tirar políticas públicas do papel, ele precisa cumprir as promessas. Por exemplo, prometeu asfaltar 2.600 km de estradas estaduais, o que não foi concretizado”.
Estradeiro Aprosoja- A comitiva segue até o dia 28 de março percorrendo a BR-174 na região oeste e nortão, passando pelas cidades de Tangará da Serra, Campos de Júlio, Comodoro, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes, Juara e Brasnorte. Na programação, serão realizados Simpósios para discutir mais de perto e ouvir as necessidades dos produtores e da comunidade.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).