21 de Outubro de 2024
21 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018, 11:32 - A | A

Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018, 11h:32 - A | A

nome social

Taques cria grupo para elaborar estudos sobre público LGBTI

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução/Ilustração

identidade social

 Identidade de gênero consiste no modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero

 

O governador Pedro Taques (PSDB), criou por meio de Decreto, um grupo de trabalho intersetorial dentro do Estado para elaborar estudos e o acompanhamento do uso de nome social e o reconhecimento da identidade de gênero no âmbito da administração pública estadual.

Segundo o Decreto, que circula nesta quinta-feira (25.10) no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso - Iomat, a ação em parceria com todos os setores, tem a finalidade também de subsidiar a formulação de ações que garantam a educação e conhecimento que promovam o respeito à diversidade de orientação sexual, e de identidade de gênero na administração pública.

Consta ainda, que o grupo de trabalho tem a finalidade de colaborar com as ações relativas a direitos humanos das populações LGBTI no âmbito das Secretarias do Estado e entidades vinculadas, bem como propor a elaboração de estudos, pesquisas e avaliações relacionadas ao tema de educação e direitos humanos da população LGBTI.

Conforme o Decreto, o Estado considerou as propostas de ações governamentais contidas no Programa Nacional de Direitos Humanos elaborado em 2003 (PNDH) relativas à Educação, Conscientização e Mobilização e também o Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra Gays, Lésbicas, Transgêneros, Transexuais e Bissexuais (GLTTB) e de Promoção da Cidadania Homossexual, denominado “Brasil Sem Homofobia”.

Ainda segundo a publicação, o grupo de trabalho será constituído por um coordenador e por representantes do poder público, da sociedade civil, dos programas, projetos e ações envolvendo a temática de direitos humanos desenvolvidos pelas Secretarias e entidades vinculadas a administração pública, juntamente com representantes do movimento LGBTI de Mato Grosso e especialistas de notório saber sobre o tema.

“O Grupo de Trabalho deverá apresentar à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH/MT, os estudos realizados, relatório conclusivo e propostas de ações no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data de sua instalação”, cita o art. 4º do decreto. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760