A revista Veja divulgou na edição deste domingo (19.01) que o governador Silval Barbosa (PMDB) deve deixar o Governo em abril para disputar o Senado, nas eleições de outubro deste ano.
De acordo com a publicação, o peemedebista é um dos sete governadores do país, que devem deixar o cargo para disputar uma vaga ao Senado. Além de Silval, os governadores dos Estados do Pará, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima, também irão abandonar o mandato para concorrer ao pleito.
Conforme a revista, buscar uma vaga no Senado é um “caminho tradicional” para governadores que não podem tentar a reeleição.
A Veja aponta ainda, que o vice-governador e o secretário de Cidades, Chico Daltro (PSD) assumirá a vaga de Silval e se candidatará à reeleição nas eleições deste ano.
Segundo a publicação, mesmo com a mudança de comando em Mato Grosso, a aliança com o Governo e a presidente Dilma Rousseff (PT), não deve ser afetada, já que tanto o PMDB quanto o PSD compõem a base governista. Outro fator que deve contribuir para isso, é que de acordo com a revista, Daltro que é presidente do PSD no Estado, já se posicionou a favor de o partido apoiar a reeleição de Dilma.
Vale lembrar que Chico Daltro disse em entrevistas recente, que não tem pretensão de ser candidato ao Governo do Estado e que caso o PSD fosse indicar o nome, eles indicariam o deputado estadual, José Riva – Riva também já disse que não deve disputar as eleições deste ano para nenhum cargo.
Importante destacar que o PSD participou na última semana de uma reunião, com seis partidos (PR, PT, PROS, PP, PMDB e PC do B), em torno de uma possível aliança para “combater” uma eventual candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao Palácio Paiaguás.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).