14 de Novembro de 2024
14 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019, 21:17 - A | A

Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019, 21h:17 - A | A

Suspensa

Senadores não chegam em consenso e eleição da Casa fica para sábado (02)

Rojane Marta/VG Notícias

Senado Federal

Senado

 

Com a legitimidade de condutor da 2ª Sessão Legislativa Preparatória da 56ª Legislatura, questionada, o senador Davi Alcolumbre (DEM), não se intimidou com os protestos dos colegas senadores e permaneceu na presidência da Casa até às 22h20min (horário de Brasília) desta sexta (01.02), horário em que resolveu suspender os trabalhos e convocou uma nova reunião para eleger o novo presidente do Senado para este sábado (02), às 11 horas.

Os senadores acusaram Davi de tomar a presidência da reunião no “tapetão”. Ainda, os senadores questionam o fato de Alcolumbre ter se lançado candidato à Presidência da Casa para o próximo biênio e mesmo assim, presidir os trabalhos para a eleição, o que na visão dos senadores, ele não teria parcialidade na condução da reunião.

Renan Calheiros (MDB - AL) foi um dos senadores que questionou a legitimidade de Davi. Segundo ele, Davi descumpre o regimento do Senado e a Constituição Federal.

“Eu faço, Davi – desculpe-me não chamá-lo de Presidente –, eu faço qualquer acordo. Eu só não posso fazer acordo...Eu posso fazer acordo em nome da minha Bancada, eu posso fazer acordo em nome de uma maioria do Senado, eu posso fazer acordo em nome de qualquer coisa, mas o povo de Alagoas não me elegeu agora para fazer acordo para descumprirmos a Constituição e o Regimento do Senado Federal”.

Renan ainda disse: “Se V. Exa. puder fazer tudo isso, eu vou pedir desculpas a todo mundo e vou eleger V. Exa. Vou eleger V. Exa. porque V. Exa. Chegou 10h da manhã aí, sentou à Mesa, presidiu a sessão, tirou os mais idosos, tirou o Petecão, o segundo suplente na frente de V. Exa. Depois transformou uma sessão preparatória em sessão deliberativa, demitiu o Bandeira que é o Secretário-Geral da Mesa. Há pouco eu dizia a todos aí: demitiu o Bandeira. Isto é um ato administrativo. Com que poder? Se V. Exa. pode tudo isso quem sou eu, o Renan, cavalo do cão? Eu vou votar em V. Exa. Meu partido que me desculpe”.

Já Paulo Rocha (PT - PA) , que defende voto aberto, declarou: “ Então o que é que aconteceu? Quando se estavam consolidando candidaturas, você assumiu a Presidência da Casa, que não era a sua Presidência, porque você não tem esse direito, era só hoje nas reuniões preparatórias, na posse e nesta. Sabe o que aconteceu? Você começou a usurpar do poder à medida que ontem você demitiu um funcionário assessor da Mesa, Secretário-Geral da Mesa. Por que você demitiu? Porque você sabia que ele ia dar um parecer contrário às questões de ordem que iam ser colocadas aqui hoje e manobrou”.

Cansados, por já estarem mais de cinco horas na Casa discutindo sobre o assunto e sem entrar em consenso, os senadores resolveram que seria melhor adiar a votação para amanhã, possivelmente sob a presidência de José Maranhão, senador mais velho entre os demais.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760