Após fortes chuvas atingirem moradores dos bairros Construmat e Alameda, em Várzea Grande, na tarde de domingo (27.04), deixando famílias desabrigadas, a prefeita Flávia Moretti (PL) afirmou ao , nesta segunda-feira (28), que estuda medidas definitivas para mudar a realidade das famílias afetadas. Ela informou que se reunirá com o governador Mauro Mendes para buscar apoio em ações estruturantes.
"Vamos nos reunir com o Governo de Mato Grosso para estudar ações que possam ser definitivas. A limpeza é constante, mas o descarte irregular de lixo agrava consideravelmente o problema. Precisamos de soluções estruturais", afirmou a prefeita, ressaltando que a região afetada sofre com bolsões de lixo que surgem poucas horas após as limpezas realizadas pela Prefeitura.
Além da limpeza emergencial, Flávia destacou que o município regulamentou o aluguel social por meio da Lei Municipal nº 5.386/2025. A nova legislação autoriza a concessão de auxílio financeiro, moradia provisória e doações de bens a famílias em situação de vulnerabilidade decorrente de calamidades públicas.
"Estamos finalizando o levantamento das famílias atingidas, conforme prevê a lei. Nosso compromisso é atender a todos que foram afetados", reforçou.
Atualmente, seis famílias desabrigadas foram acolhidas na Escola Municipal Apolônio Frutuoso, no bairro Construmat. Outras famílias, embora resistam a deixar suas casas por medo de furtos, estão recebendo apoio com cestas básicas, colchões, marmitas e filtros de água.
Flávia Moretti também adiantou que o município estuda a possibilidade de decretar situação de emergência, o que permitirá o acesso mais rápido a recursos estaduais e federais. "Nossa missão é não deixar nenhum várzea-grandense para trás. Vamos continuar oferecendo todo o suporte necessário às famílias afetadas", concluiu.
Leia matéria relacionada - Famílias afetadas pela chuva serão levadas para Escola Antônio Joaquim de Arruda em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).