22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 16 de Abril de 2021, 11:23 - A | A

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021, 11h:23 - A | A

em defesa da CPI

Senador diz que Bolsonaro denunciou desvios de recursos e CPI da Covid irá responsabilizar “ladrões e assassinos”

"É preciso responsabilizar cível e criminalmente aqueles que se envolveram em corrupção e desviaram o dinheiro da saúde", diz senador

Lucione Nazareth/VG Notícias

Senado

Alvaro Dias

 "É preciso responsabilizar cível e criminalmente aqueles que se envolveram em corrupção e desviaram o dinheiro da saúde", disse senador

 

O senador da República, Álvaro Dias (Podemos-PR), em entrevista ao VGN nesta sexta-feira (16.04), afirmou que o momento da pandemia não é o ideal para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a questão da Covid-19. Contudo, segundo ele, denúncias do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levaram a propositura de investigação, e que ela (CPI) deve também "encontrar uma solução” para os problemas enfrentados por todos os gestores no combate ao coronavírus.  

Nesta semana, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instalou a CPI da Covid-19, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e estendeu o objeto da CPI - incluindo na investigação, além da União, os Estados e municípios sobre os recursos aplicados no combate à pandemia.

Leia Mais:

Senadores mato-grossenses defendem CPI da Covid-19 ampliada

Barroso manda Senado instalar CPI da Pandemia

“Infelizmente lambanças que ocorreram todo dia nesta pandemia fizeram isso. A população insatisfeita, dividida, porque as lideranças que propõem a divisão do país, ao invés de buscar a unidade, de construir a interação da eficiência da União, dos Estados e Municípios. O que se faz é trombar com a ciência, com governadores, prefeitos, e transferir responsabilidade. Sempre uma tentativa de responsabilizar alguém. O que não abre a mão é do palanque armado. A própria ambição do poder que alimenta alguns agentes públicos”, declarou o senador ao comentar sobre o cenário que levou a instalação da CPI.

Segundo ele, atualmente o Governo Federal, Estados e Municípios preferem transferir a responsabilidade das mortes e aumento de casos para outro, do que enfrentar e criar soluções em conjunto para combater a pandemia – que segundo Dias é o grande “vilão”.

Conforme o senador, neste jogo de “empurra, empurra" surgiram as denúncias e os desvios de recursos no combate à pandemia. “Se o presidente transfere responsabilidade para governadores e prefeitos. Todos os dias senta e fala, mandei bilhões para governadores e prefeitos, o que fizeram com esse dinheiro? Aí está implicitamente uma denúncia grave: roubaram dinheiro da saúde! Isso é uma denúncia que parte do próprio presidente. Se não partisse, chegou a Polícia Federal. Já foram 60 operações, com prisões, comprovação do desvio do dinheiro público, etc. Cabe uma CPI. A população tem que cobrar e a responsabilidade do Congresso é fiscalizar”, declarou o parlamentar.

Dias contou que o Podemos, por meio do requerimento do senador Eduardo Girão, tentou evitar que a CPI fosse constituída apenas como forma de atacar o presidente Jair Bolsonaro, como muitos tentaram propagar.

Leia Mais 

Eduardo Girão defende que a CPI da Covid englobe Estados e municípios

“Nós eliminamos esse pretexto de que se tratava de uma CPI política, ou seja, um palanque armado para o desgaste do presidente da República. Nós não queríamos que isso prevalecesse e por isso alargamos o foco da CPI com o requerimento (de Eduardo Girão), para investigar também dinheiro que foi para Estados e Municípios”, explicou o senador.

Sobre como será a CPI, Dias disse que é impossível que ela siga um caminho técnico, até porque será conduzida por políticos, mas que no final é preciso alcançar o objetivo maior que é a "responsabilização cível e criminalmente daqueles que se envolveram em corrupção e desviaram o dinheiro da saúde para o próprio bolso”.

“É preciso buscar a verdade. É preciso responsabilizar civil e criminalmente aqueles que se envolveram em corrupção e desviaram o dinheiro da saúde para o próprio bolso. Não é só ladrão. Quem roubou esse dinheiro é ladrão e assassino. Muitos morreram e estão morrendo por falta de recurso para um melhor atendimento”, encerrou, ao afirmar que a Comissão deve ainda propor uma solução para todos, como por exemplo a questão da vacina e alinhar discurso de diplomacia com outros países.

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760