“Não retirem direitos conquistados pelos segurados, o Previvag é nosso! Retrocesso Jamais”, escreveram os servidores do Instituto de Seguridade Social de Várzea Grande (Previvag) em uma das faixas de protesto levantadas durantemanifestação realizada nesta terça-feira (10.12) em na frente da Câmara de Várzea Grande. O protesto é contra a alteração da Lei Municipal nº 4.649/2020, que estabelece que somente servidores de carreira podem assumir a presidência do Instituto.
A mobilização iniciou após a prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) anunciar a indicação da advogada Josineia Sanabria Ortiz, especialista em Direito Previdenciário, para o comando da autarquia contrariando a lei municipal.
Em entrevista ao , Gonçalina Josefa de Oliveira, professora aposentada da rede pública municipal e conselheira do Previvag, afirmou que a categoria decidiu pela mobilização após a confirmação da indicação política.
“Temos um diálogo constante diário, por meio de nosso grupo de Whatsapp e a partir dessa confirmação a categoria começou a se mobilizar para não aceitar esse retrocesso. O que mais causou essa mobilização, mesmo após nosso posicionamento junto à prefeita, foi que a categoria não iria aceitar que a lei fosse alterada para atender esse interesse dela indicar alguém do grupo dela política. Pela mídia, fomos informados que havia um encaminhamento para alteração da lei. Esse fato causou mais indignação”, destacou Gonçalina.
A professora aposentada, Ivete de Queiroz Porto afirmou que irá passar o mês de dezembro inteiro mobilizando em agendas contra o que ela chamou de retrocesso.
Ela também deixou um recado para a prefeita Flávia Moretti sobre direitos dos servidores públicos de Várzea Grande.
“Direitos são conquistas e essa lei de 2020 foi uma conquista de uma categoria. O Previvag não é puxadinho da Prefeitura. O Previvag é uma autarquia com toda sua especificidade e com leis próprias. A força do direito não pode jamais sobrepor o direito da força. Este é um recado que estamos dando para a futura prefeita Flávia.”
Leia mais: Servidores protestam nesta terça (10) contra proposta de mudar lei do Previvag
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).