19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 09 de Março de 2021, 15:27 - A | A

Terça-feira, 09 de Março de 2021, 15h:27 - A | A

Colapso

Secretário diz que bloqueio dos leitos de UTIs do Pronto-Socorro de Cuiabá colapsou Saúde de MT

Figueiredo apontou que os hospitais estaduais recebem mais pacientes de Cuiabá do que o Pronto-Socorro e o Hospital São Benedito.

Adriana Assunção/VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias; Secretário; Gilberto Figueiredo

Secretário de Saúde de Estado, Gilberto Figueiredo

 

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo criticou na manhã desta terça-feira (09.03) os bloqueios dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá. Segundo Gilberto, o Estado não vai pagar por leitos que funcionam de forma irregular.

Gilberto garantiu que o Governo do Estado tem condições financeiras para honrar os compromissos desta gestão, porém, sem citar nomes, afirmou que "muitos" querem apenas a publicação de uma portaria, mas na prática os leitos estão bloqueados.

“A gente não paga leito vazio, leito bloqueado que não está em condição de ser ofertado para a população. E quando manda essa cobrança desse jeito vai voltar para trás e vai ter que consertar. No Governo do Estado de Mato Grosso, hoje prestou serviço recebe, desde que siga as normas vigentes e atenda aos requisitos legais para isso. Ou o leito está bloqueado, ou faltam equipamentos, ou falta profissional, ou faltam algumas características e esses leitos não podem ser disponibilizados a grade de regulação. Não vai receber por ele”, exaltou o secretário.

 Leia mais

Saúde de MT entra em colapso e secretário pede socorro a outros Estados

Mais de 50 pessoas aguardam vaga para UTI em MT; nove pessoas são de VG e estão intubadas  

Questionado se Cuiabá está com leitos de UtIs bloqueados, Figueiredo confirmou e destacou que estes bloqueios estão colapsando o sistema de saúde. Ele apontou que os hospitais estaduais recebem mais pacientes de Cuiabá do que o Pronto-Socorro e o Hospital São Benedito.

“Teve muitos leitos bloqueados de UTIs. Estou fazendo uma coleção de notificações, já tivemos até que entrar com ação para forçar abrir, parece que essas foram regularizadas, mas até ontem tinha 50 leitos de enfermarias bloqueadas no Pronto-Socorro, é isso que está congestionando os demais hospitais. O Hospital Estadual Santa Casa e Hospital Metropolitano têm mais pacientes internados de Cuiabá do que existe no próprio Pronto-Socorro e no São Benedito”, declarou.

Ele acrescentou que o Hospital São Benedito oferta 40 leitos e UTIs e nenhum leito de retaguarda de enfermaria: “A lógica de qualquer hospital que oferta leitos de UTIs é ter para cada leito de UTI dois leitos de enfermaria. Imagina o São Benedito sem esse leito de retaguarda”, pontuou.

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760