08 de Janeiro de 2025
08 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025, 10:19 - A | A

Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025, 10h:19 - A | A

coleta de lixo

Secretário confirma que prefeita planeja PMI para concessão do aterro sanitário em VG

A prefeita chegou a solicitar que os vereadores tirassem de pauta a proposta para revogar a lei

Gislaine Morais & Lucione Nazareth/VGN

O secretário de Governo de Várzea Grande, Benedito Lucas, afirmou em entrevista ao na manhã desta terça-feira (07.01), que a prefeita Flávia Moretti (PL) está planejando a concessão do aterro sanitário municipal e já iniciou os preparativos para abrir um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

De acordo com o secretário, o PMI será fundamental, pois permitirá a realização de um estudo detalhado para identificar o melhor modelo de gestão para o lixo na cidade. Benedito Lucas destacou que a questão do lixo envolve não apenas o tratamento, mas também a coleta e o transbordo dos resíduos.

“O lixo não é só o tratamento, tem a coleta, o transburgo, as tecnologias novas de transformação do lixo, por exemplo, energia limpa. Várzea Grande precisa se modernizar”, enfatizou.

Concessão nunca foi feito pela Prefeitura

O secretário acompanha nesta manhã a sessão extraordinária que ocorre na Câmara de Vereadores. A Mesa Diretora analisa o projeto de lei que permite a revogação da Lei n.° 3.540/2010, proposta e sancionada pelo ex-prefeito Wallace Guimarães (MDB). A lei permitiu a concessão privada do aterro sanitário do município, o que nunca foi feito pela Prefeitura. 

Os vereadores também apresentaram ao texto da lei uma emenda. O aditivo ao projeto obriga a Prefeitura a realizar audiência pública sobre o assunto antes de enviar novas leis de concessão do aterro à Câmara de Várzea Grande.

Em relação ao assunto, o secretário disse a prefeita Flávia Moretti protocolou um pedido solicitando que a proposta fosse retirada de pauta, mas não tiveram resposta.

A PMI somente deve ser lançada após o estudo que será realizado para concessão do Departamento de Água e Esgoto do município (DAE/VG), que segundo Benedito, é prioridade da gestão.

“Primeiramente a área de saneamento, água e esgoto. Do lixo também é possível, mas essa semana está sendo estudado para lançar a PMI, primeiro passo para a concessão à iniciativa privada do DAE”, concluiu Benedito Lucas.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760