O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo e a família se emocionaram na manhã desta quarta-feira (29.09) com a promessa dos deputados em restabelecer a homenagem ao pai senador Vicente Vuolo.
Francisco Vuolo – também conhecido como Vuolinho – relatou sua surpresa com a (des)homenagem ao pai, pela decisão da empresa Rumo Logística em nominar o trecho da Ferronorte com o nome de Olacyr de Moraes.
Tirar o nome que já é sacramentado, nome do meu pai
Ocorre que o trecho já havia sido nomeado de "Ferrovia Senador Vicente Vuolo" em 1998, por meio de um projeto de lei, de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB) e sancionado pelo então governador Dante de Oliveira.
“Estou aqui junto com minha família, e eu quero junto com a sociedade – que sejam justos – (des)homenagear alguém é fora de propósito. Você já tem um nome, ser retirado, sem dúvida alguma o povo cuiabano, o povo mato-grossense não vai aceitar. Acredito que foi algum erro de alguma parte, o que a gente quer é que esse erro seja reparado nessa Casa, que é quem legitima isso”, declarou Vuolo emocionado.
Leia mais: Deputados decidem manter nome de ferrovia como Senador Vicente Vuolo
Segundo Francisco Vuolo, toda sociedade cuiabana e mato-grossense acompanhou a “luta” do seu pai pela ferrovia desde a década do anos 70, quando tinha mandato e quando não tinha, tanto que a valorização de seu trabalho e de sua “luta” teve continuidade mesmo depois de sua morte.
“Dado a essa coragem do então senador Vuolo, na época deputado federal, que defendeu uma utopia, um sonho, chamado loucura a época, trazer uma ferrovia de São Paulo a Cuiabá onde estavam a iminência da divisão do Estado de Mato Grosso e precisa de infraestrutura. Então ele foi para Brasília com essa proposta, com mandato, sem mandato, continuou lutando por esse sonho, depois demos continuidade por meio do Fórum Pró-Ferrovia sempre levando o nome dele de forma legítima, porque isso já estava protocolado e sancionado por lei. Então realmente foi uma surpresa muito grande”, argumentou o secretário.
Leia mais: "Não vou discutir isso! É muito pequeno para mim governador", diz Mendes sobre nome de ferrovia
Sem citar o nome do governador Mauro Mendes (DEM), o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo também exaltou a ação dos deputados e senadores que tornaram possível a ferrovia “sonhada” e defendida pelo pai em Mato Grosso.
“Partiu da Assembleia a iniciativa do Projeto de Lei nº 685 que constitui as condições do Governo chancela a condição de uma concessão estadual. Graças aos senadores nossos que peitaram, que brigaram, que defenderam em Brasília junto ao Governo Federal. O fato representa muito mais que o nome do senador Vuolo, do que a conquista da vinda da ferrovia, mas a materialização de um sonho de uma mensagem linda, da determinação, da vontade de vencer”, encerrou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).