A candidata a vereadora de Cuiabá, Rose Barranco (PT), disse nesta quinta-feira (12.09), em entrevista ao jornalista Geraldo Araújo no programa No Ar, que uma das suas principais bandeiras é a implantação de um Centro de Atendimento Multidisciplinar na Capital visando atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes com o objetivo de ampliar o acesso e a intervenção precoce.
Segundo ela, Cuiabá atualmente não possui um centro especializado e a iniciativa vai fortalecer a rede de atenção à saúde destas crianças, assim como ajudar a mãe a conhecer a doença e consequentemente procurar tratamento adequado. Além disso, desenvolver programas de treinamento e capacitação dos professores da rede pública para atender esse público infantil.
“As crianças sofrem muito em Cuiabá porque hoje não têm um local específico e nem um fluxo definido na rede de saúde pública para que essa mãe procure e seja acolhida, assim como consiga fazer suas terapias e tenha um médico neuropediatra que consiga fazer o diagnóstico e indique o tratamento adequado”, declarou a candidata.
Rose Barranco afirmou que, caso seja eleita, não será vereadora de um determinado bairro ou região, mas sim dos 115 que atualmente compõem a Capital, e que terá como meta levar programas e ações sociais a todos eles, principalmente àqueles mais periféricos. Conforme ela, a pauta principal de um parlamentar é “ouvir o clamor das ruas, dos bairros, dos moradores”.
“Mais importante que o vereador sempre ter como pauta principal o povo, as pessoas. Quem vai medir que as coisas estão acontecendo, estão sendo realizadas é a população. Então, nós queremos ser uma vereadora atuante, presente nos bairros, presente nas ruas, ouvindo as pessoas. O melhor termômetro é a gestão, a capacidade, o planejamento e através das pessoas”, destacou.
A petista disse que participou da elaboração do plano de Governo do candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) pelo fato de ter participado da atual gestão e conhecer de perto as demandas da cidade, principalmente na área da Saúde, citando como exemplo obras abandonadas há mais de 6 anos, como é o caso da Policlínica do Planalto e Centro Especialidade Odontológica do Planalto.
A candidata falou que pretende na Câmara lutar por políticas públicas voltadas às mulheres, defendendo, por exemplo, a imediata implantação da Casa da Mulher Cuiabana – que já conta com recurso federal. O local vai oferecer serviços como triagem da vítima de violência doméstica, atendimento multidisciplinar, administrativo, espaço de convivência, assistência social, entre outros.
Barranco defendeu ainda atuação firme na busca de melhorar a Delegacia da Mulher, assim como buscar implantar e ampliar aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica, fortalecer a questão da assistência psicológica para as mulheres e ampliação do número de vagas em creches – proporcionando que as mulheres tenham local para deixar seus filhos enquanto vão trabalhar.
“É lógico que, tendo o presidente [Lula] do nosso partido, iremos buscar todas as políticas para trazer para Cuiabá, ainda mais se termos um prefeito do PT. Eu acho que nós estamos na hora de experimentar isso”, finalizou.
Confira a entrevista - Geraldo Araújo entrevista a candidata a vereadora de Cuiabá, Rose Barranco
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).