A pré-candidata à Prefeitura de Cuiabá, professora Rosa Neide (PT), em carta aberta, afirmou que o processo eleitoral de 2024 na Capital será muito concorrido, e como em disputas anteriores deverá ser definido apenas no segundo turno. Segundo ela, como militante do PT, pensa que a tarefa do partido é básica - ganhar do bloco liderado pelo bolsonarismo em Cuiabá, liderando e aglutinando os setores democráticos comprometidos com a reconstrução democrática do Brasil.
Rosa Neide usou como exemplo a vitória nas urnas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e declarou que sua missão nessa empreitada é construir um amplo arco de alianças com partidos progressistas, com lideranças e siglas que estão na base de sustentação do governo federal e principalmente com a sociedade civil organizada, os movimentos sociais, as mulheres e homens que querem um novo projeto para Cuiabá.
"O desafio dessa construção segue vigente até as convenções para escolha das candidatas e candidatos, no âmbito da Federação e no diálogo com outros partidos comprometidos com a reconstrução do País", ponderou a professora.
No entanto, a petista disse que a maioria da Direção Municipal do PT em Cuiabá, optou por acelerar a escolha do nome, porém, Rosa Neide sustenta que a elaboração coletiva do projeto precede a escolha do nome. "Todavia, essa não foi a decisão da maioria que dirige o partido na cidade. Como militante, me cabe respeitar a decisão da maioria", destacou.
No próximo dia 26 de novembro, filiados ao PT em Cuiabá escolherão delegados e delegadas ao Encontro Municipal, em cédula de votação, inscritos na chapa que defende a indicação dos nomes, professora Rosa Neide e o deputado Lúdio Cabral. A chapa que obtiver mais votos elegerá a maioria de delegados e delegadas. O Encontro Municipal do Partido, que ocorrerá dia 02 de dezembro, estará incumbido de decidir sobre a pré-candidatura a ser indicada pelo PT à Federação Brasil da Esperança para a Prefeitura de Cuiabá.
Em relação à decisão, Rosa Neide disse que acredita que encerrar o diálogo interno necessário para a escolha do nome dia 02 de dezembro, há 10 meses da eleição, é precipitado, e poderá levar ao enfraquecimento do nome escolhido.
"Me preocupa também mobilizarmos a base de filiadas ao PT em Cuiabá para uma disputa interna entre nomes, antecedendo ao projeto para a cidade. Isso pode gerar desperdício de energia vital de que necessitamos para a disputa da sociedade cuiabana. Devemos olhar para nossa história partidária e avançar, sempre com unidade, construindo o melhor projeto e buscando escolher o nome, que reúna as melhores condições de unir a Federação Brasil da Esperança e o campo democrático, popular e progressista da nossa cidade, para disputar, vencer e governar", declarou.
A petista completou ainda: "Feitas essas considerações, anuncio que minha tendência interna ao PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), as tendências e coletivos que apoiam minha pré-candidatura decidiram não inscrever chapa para disputar as eleições para escolha de delegados e delegadas, em 26 de novembro. Também anuncio que não participaremos como delegados e delegadas do Encontro do dia 02 de dezembro".
Ex-deputada federal, Rosa Neide, morou em Cuiabá, foi estudante universitária, e fez também sua graduação, especialização e Mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após alguns anos trabalhando no interior, a petista retornou à Cuiabá, fixou residência e passou a trabalhar na Secretaria de Estado Educação, onde assumiu, indicada pelo PT, o cargo de Secretária Adjunta e Secretária de Estado entre 2007 e 2014, junto com o companheiro ex-deputado federal Saguás Moraes. Em 2018, em meio a toda adversidade, a professora foi eleita deputada federal com 51.018 votos obtidos em todos os municípios mato-grossenses.
Segundo Rosa Neide, seu mandato foi marcado pela oposição contundente e decidida contra o desmonte comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. "Sem vacilação, desde as origens do golpe, com a invenção do Mensalão, atravessado pelo “lawfare lavajatista”, me coloquei no front do movimento “Lula Livre”. Em 2022, tive a honra de ter minha ação política aprovada por 124.671 eleitoras e eleitores mato-grossenses. Mais de 24 mil votos colhidos em Cuiabá. Fui a deputada federal mais votada do Estado. As inéditas regras de cálculo de quociente eleitoral (cuja constitucionalidade está sendo julgada) e de impedimento de coligação proporcional, contudo, não me permitiram o exercício do novo mandato", explicou.
Consciente de sua responsabilidade com os votos recebidos do povo cuiabano e mato-grossense, a petista aceitou o convite do presidente Lula, para assumir a vice-presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e seguir trabalhando pelo Brasil, por Cuiabá e Mato Grosso, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e combate à fome.
A ex-deputada reforçou, que a convite de companheiras e companheiros do PT lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá, em janeiro deste ano. "Experiência administrativa, parlamentar e muita motivação para liderar a construção de um projeto novo, democrático, popular e inclusivo para nossa cidade não me faltam. E também, a real possibilidade de o povo cuiabano eleger, pela primeira vez na história, uma prefeita, tem me motivado, como, também, a centenas de companheiras e companheiros de luta em prol de uma cidade mais igual, mais harmônica, que propicie aos seus cidadãos e cidadãs uma vida digna para todos e todas", concluiu Rosa Neide em carta aberta nessa sexta-feira (17.11).
Leia também - Deputado Lúdio Cabral e Rosa Neide lançam pré-candidaturas no PT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).