Representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação de Várzea Grande (Sintep) se reuniram com a prefeita Flávia Moretti (PL), na manhã desta sexta-feira (28.03), para cobrar o pagamento da recomposição do Piso Salarial Nacional de 2025, fixada em 6,27%. O reajuste deveria ter sido implementado no mês de janeiro deste ano.
Leia também - Professores cobram da Prefeitura de Várzea Grande reajuste salarial atrasado
A prefeita criticou a forma como foi elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA) na gestão anterior. Segundo ela, parece que fizeram “um copia e cola”. “Não sei se eles faziam uma LOA ‘cola e copia’, não sei o que acontece. Eu falei com os secretários que temos que fazer o que é real, o que vai ser realmente gasto, porque a educação tem todo este trabalho — porque tem escolas que vão ser inauguradas, profissionais a serem contratados — planejar para que a LOA de 2026 esteja com os custos planejados”, declarou.
Ela também destacou que os pagamentos em atraso de professores e técnicos administrativos estão sendo acompanhados pela gestão. “Estamos sendo transparentes: temos uma LOA apertada, com pouco espaço para remanejamento. Se não houver previsão, será difícil alocar recursos de forma emergencial. Por isso, estou convidando o Sintep a participar do fechamento da LOA de 2026, para incluirmos essas demandas dentro das possibilidades de recursos. Não sei se seria tudo, mas metade em 2026 e outra metade em 2027. Como eu falei na campanha, os atrasados vamos negociando para pagamentos no futuro, parte de forma parcelada, para não inviabilizar outras áreas da educação,” justificou.
A proposta da prefeita é estruturar um plano de pagamento em etapas, de forma a evitar o comprometimento de outras frentes da educação municipal. “Como afirmei durante a campanha, podemos dividir: parte em 2026 e parte em 2027. Tudo isso para que possamos honrar os compromissos sem inviabilizar projetos importantes, como oficinas e os Espaços de Tempo Ampliado (ETA).”
SINTEP/VG
Esta é a segunda audiência entre representantes do Sintep e a prefeita. Na primeira reunião, realizada em 14 de janeiro, o presidente do Sindicato, Juscelino Dias de Moura, declarou que o encontro terminou sem definições concretas.
No entanto, após a reunião de hoje, o presidente do Sintep/VG destacou como avanço as negociações com a gestão municipal sobre a recomposição salarial da categoria. Ele reforçou o compromisso com os profissionais da educação e celebrou a abertura ao diálogo por parte da prefeita. “Então, essa questão da recomposição salarial está na nossa pauta.
A prefeita vai oficializar, nós vamos encaminhar para a nossa categoria. Eu acredito... Acredito, não. A gente garante que vai ser aprovado”, afirmou Juscelino.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).