02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 18 de Agosto de 2014, 10:20 - A | A

Segunda-feira, 18 de Agosto de 2014, 10h:20 - A | A

Campanha

Riva quer tornar Unemat acessível aos cidadãos dos 141 municípios

Expansão dos campi e aumento no núm“A instituição mais forte do nosso governo vai ser a Unemat. E onde não pudermos levar a Unemat, já temos outros projetos. O Promat, que é de minha autoria, vai dar bolsa universitária para atender os filhos de trabalha

da Assessoria

Uma das metas do candidato a governador José Riva (PSD) é levar aos cidadãos dos 141 municípios o acesso à Universidade do Estado Mato Grosso (Unemat). Durante inauguração do comitê de campanha de Juara, cidade onde tem SUA base eleitoral, o candidato lembrou que, como deputado estadual, sempre lutou pela expansão e pelo fortalecimento da Unemat e afirmou que, como governador, pretende transformar a universidade na instituição mais forte do Estado.

Os três últimos campi da Unemat inaugurados em Mato Grosso, em Juara, Diamantino e Nova Mutum, foram abertos após o empenho de Riva. Outra medida que fortalece a universidade é o aumento progressivo do orçamento, que chegará a 2,5% da receita corrente líquida do Estado em 2018, de acordo com Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada no ano passado. Mais recursos garantirão maior investimento e proporcionarão a abertura de novas vagas.

“Se Deus quiser, como governador, onde houver uma cidade, eu quero levar a Unemat. Se não for um campus, vai ser um núcleo. Se não for um núcleo, vai ser um curso especial. Se não for um curso especial, vai ser uma parceria com o município”, disse Riva.

O candidato já anunciou, durante a campanha, que uma das suas prioridades no setor da educação será levar campi da Unemat às três maiores cidades do Estado, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Além disso, Riva pretende investir mais na pesquisa e extensão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), que financia projetos e oferece bolsas.

Outra proposta para ampliar o acesso ao ensino superior é a implantação do Programa Universitário de Mato Grosso (Promat), que dá bolsas para estudantes de baixa renda cursarem universidades particulares. O projeto de lei de autoria de Riva foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador, mas nunca foi colocado em prática.

“A instituição mais forte do nosso governo vai ser a Unemat. E onde não pudermos levar a Unemat, já temos outros projetos. O Promat, que é de minha autoria, vai dar bolsa universitária para atender os filhos de trabalhadores”, disse o candidato.

Em Juara, Riva participou também de uma carreata e visitou a Expovale, feira agropecuária do município. Durante este fim de semana, ele também esteve em Nova Olímpia, Barra do Bugres, Nortelândia, Arenápolis, Tabaporã e Porto dos Gaúchos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760