30 de Outubro de 2024
30 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 15:41 - A | A

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 15h:41 - A | A

2026 à vista

"Rei das sementes", Balbinotti tenta se desvincular da empresa para disputar Governo do Estado pelo PL

Balbinotti Filho disputa com Wellington Fagundes posto de candidato do PL

Adriana Assunção/VGN

O empresário do agronegócio Odílio Balbinotti Filho, um dos maiores doadores de campanhas eleitorais do Brasil, afirmou em entrevista ao que se prepara para pleitear a candidatura a governador de Mato Grosso pelo Partido Liberal (PL) na eleição de 2026.

Conhecido como "rei das sementes", Balbinotti consta entre os nomes da sigla para disputa ao Governo apontado pelo presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho. Ele, que poderá disputar com o senador Wellington Fagundes (PL) o posto de candidato do PL ao Governo do Estado, manifestou satisfação pela possibilidade. 

Eu fico muito feliz, orgulhoso - no bom sentido - de poder ser uma opção para 2026

“Eu estou trabalhando internamente com a minha empresa, minha família, conversando com todo mundo para ver se eu consigo me liberar para poder pleitear essa candidatura. O Ananias ter citado meu nome é um motivo de satisfação e de orgulho por poder ser uma opção para um cargo tão relevante, tão importante para o povo mato-grossense”, declarou Balbinotti.

Odílio é presidente do Grupo Atto, responsável por uma das maiores produções de sementes de soja do Brasil, apontou um cenário eleitoral favorável ao PL na eleição de 2026 em razão das vitórias em Várzea Grande, Rondonópolis e em Cuiabá na eleição de 2024. Segundo o liberal, em 2026, a sigla disputará com competitividade e aumentará os seus quadros.

“A eleição na Capital onde tem a maior população, maior número de eleitores e do PL nas principais cidades, em termos de número de eleitores, fortalece demais o PL para 2026. Teremos ótimos resultados do PL, da direita, para deputado, para senador, para Governo, para Senado, ou seja, para todos os cargos, deputado estadual também”, afirmou.

Com R$ 3.937.900,00 milhões em doações, Odílio Balbinotti Filho aparece como 3° maior financiador das eleições de 2024, segundo consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sobre suas doações, Balbinotti afirmou que se trata de um ato de cidadania, bem como, equilibra a disputa.

“Eu sempre fiz doações para candidatos que eu tinha afinidade, que eu achava que poderiam ser bons gestores ou bons legisladores. E este ano, eu pude fazer uma doação maior e eu acho que é importantíssima. Ela vem trazer mais equilíbrio ao jogo político para que todos tenham condição de participar com igualdade. Eu tenho incentivado outros empresários a exercer a sua cidadania e ajudar a equilibrar esse jogo político”, declarou o empresário.

Doador de R$ 400.000,00 para campanha do deputado federal Abilio Brunini (PL), eleito prefeito de Cuiabá na disputa pelo 2º turno neste domingo (27), Odílio Balbinotti afirmou que a população cuiabana passou a mensagem de “mudança” ao eleger o liberal.

“Eu acho que o Abilio mostrou para o eleitor que realmente quer fazer uma mudança importante em Cuiabá. Uma mudança para melhor e é isso que convenceu os eleitores a votar nele. Eu conheço Abilio, uma pessoa extremamente inteligente, honesta e isso são os primeiros adjetivos necessários para que se faça uma boa gestão. Ele tem vontade de fazer o bem à população e focou naqueles que precisam do serviço público. Eu tenho certeza que vai seguir o que propôs na campanha”, enfatizou o empresário.

Filho do Odilio Balbinotti, ex-deputado federal do MDB-PR, o empresário afirmou ao , que não se envolvia na política, mas sempre buscou participar no sentido de apoiar candidaturas e, posteriormente fazendo cobranças efetivas.

“Eu sempre fui muito atento ao meu voto. É muito importante votar e não esquecer o seu candidato. É preciso continuar apoiando, criticando e orientando para ser bem-sucedido e não saia daquilo que ele prometeu na campanha. Meu pai sempre esteve na política, o meu pai sempre gostou muito de política, mas eu nunca estive misturado fazendo campanha com ele, eu sempre tive mais no lado empresarial”, afirmou.

Leia também: Max Russi reforça vontade de ter um vereador do PSB na Presidência da Câmara

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760