Os deputados estaduais apreciam na sessão desta quarta-feira (03.07), um projeto de lei de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (União), que institui o “Dia do Lambadão” no Estado de Mato Grosso.
Conforme o projeto, o “Dia do Lambadão” será comemorado anualmente no dia 10 de setembro.
“A cultura local deve ser alvo dos festejos, resgatando as tradições e histórias do povo mato-grossense”, cita trecho do projeto.
A proposta também inclui a comemoração no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso. Segundo o texto, a organização das comemorações relativas à data estabelecida deverá contar com a participação das associações de músicos e de grupos de dança, e ainda da Secretaria de Estado responsável pela Pasta da Cultura.
A data homenageia o “Rei do Lambadão”, Francisco da Guia Souza – Chico Gil -, nascido na cidade de Poconé no dia 10 de setembro de 1956. “Chico Gil não é o inventor do lambadão. É dele, sim, a responsabilidade de ter popularizado o gênero em Mato Grosso. Seu primeiro sucesso foi “Ei, amigo”, a primeira música que atingiu grande alcance na capital, comumente regravada pelos grupos locais.”
A história do lambadão é apresentada pelo deputado em trechos da monografia de Dewis Caldas, jornalista e documentarista. Ele destaca histórias das bandas Estrela Dalva responsável por hits como “Vou Dançar Com Essa Menina”, “Lambadão de Poconé” e “Você é Minha”; da banda “Os Maninhos”; Styllus Pop Som, primeiro grupo a gravar o sucesso “Toque Toque DJ” e a banda Real Som, que há mais de 30 anos se apresentando nos bailões por todo o Estado.
Leia também: Guarda chama de “fake” acusações sobre indústria da multa em contorno de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).