07 de Outubro de 2024
07 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024, 09:54 - A | A

Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024, 09h:54 - A | A

novas profissões

Projeto cria “Dia do Entregador de Aplicativo” em Cuiabá

Segundo pesquisa, a maioria dos entregadores não está à procura de outro trabalho

Adriana Assunção/VGN

Um projeto de lei que tramita na Câmara de Cuiabá quer homenagear os entregadores de aplicativo. A propositura de autoria do vereador Dilemário Alencar (Podemos) quer inclusão do “Dia do Entregador de Aplicativo”, a ser comemorado anualmente, no dia 8 de agosto.

“A comemoração instituída passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município”, cita trecho da proposta.

Com parecer favorável à aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o projeto consta na pauta de votação da sessão ordinária desta quinta-feira (15.02), para apreciação dos vereadores. Segundo o texto, objetivo é contribuir para a valorização do entregador que presta serviço por intermédio de empresa de aplicativo de entrega.

A iniciativa busca proporcionar a realização de encontros para capacitação e confraternização desses profissionais, bem como, estimular a economia local e o acesso a oportunidades no mercado, em razão da sua relevância na vida social e política do município.

JUSTIFICATIVA

Em sua justificativa, o vereador destacou dados de pesquisa realizada pela Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia) e pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) aponta que o Brasil possui cerca de 1,66 milhão de pessoas trabalhando como entregador e motorista para aplicativos, sendo 1.274.281 motoristas e 385.742 entregadores.

Segundo os dados, a maioria dos entregadores não está à procura de outro trabalho (66%) e 78% deles deseja continuar trabalhando com as plataformas. “Sua maioria é de homens (97% de entregadores); a média de idade é de 33 anos para entregadores. O vínculo empregatício antes de ingressar como entregador existia para 70% desses profissionais e cerca de um quarto (27%) deles já trabalhava com entregas. No momento da entrevista, esse número diminui, sendo 52% se dedicam exclusivamente às entregas e 48% possuem outros trabalhos.”
.

 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760