O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) publicou em suas redes sociais nesta segunda-feira (13.08) que em breve será dada a ordem de serviço para a construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.
“A semana começa com notícia boa: foi aprovada a proposta apresentada pela empresa Rumo Logística. Um investimento de R$ 11,2 bilhões que o grupo fará em nosso Estado e vai gerar milhares de empregos”, exaltou Mendes sobre os estudos da empresa que indicam a possibilidade de gerar 230 mil empregos.
A empresa foi a única a se apresentar na Chamada Pública para implantação de 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso: “A ferrovia terá 730 km de extensão e vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos, em São Paulo”, declarou o gestor.
A proposta prevê o início de obras já em 2022 e início da operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá no ano de 2025. Enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.
Segundo o Governo, com a homologação do resultado o Estado e a Rumo Logística S/A têm até 20 dias para a assinatura do contrato que autoriza a empresa a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos e permite que a infraestrutura ferroviária possa ser compartilhada pela Rumo com outra empresa de transporte ferroviário que preste serviços no Estado.
Leia também: Entrevista com um dos principais destaques da nova geração de cantores de forró
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).