22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 12 de Janeiro de 2020, 13:50 - A | A

Domingo, 12 de Janeiro de 2020, 13h:50 - A | A

Reforma da Previdência de MT

“Previdência do Estado é uma caixinha de privilégios e a reforma é necessária", diz deputado

Lucione Nazareth/VG Notícias

VG Notícias

Wilson Santos

Deputado estadual, Wilson Santos

O deputado estadual, Wilson Santos (PSDB), disse ao oticias que a Reforma da Previdência aprovada na última sexta-feira (10.01), é apenas o primeiro passo necessário que o governador Mauro Mendes (DEM) precisa adotar para acabar com os privilégios previdenciários em Mato Grosso.

“A previdência do Estado é uma caixinha de privilégios e a reforma é necessária para pôr fim nisso. Hoje, em um país em que o trabalhador luta para se aposentar, temos servidores no Estado que consegue se aposentar com 45 anos. Temos outros que recebem salário de R$ 5.839,45 mil e não contribui com a previdência, mas quando se aposenta recebe todos os benefícios previdenciários. Esses privilégios tem que acabar”, declarou o tucano.

Segundo ele, a alíquota de 11% para 14% era necessário pelo fato do Estado arcar atualmente com a “maior fatia do bolo” da previdência. “Hoje o Estado paga 21% e o servidor contribui com 11%. Com a mudança, ficará 28% ao Governo e 14% do trabalhador. Ainda é muito, mas já representa um avanço”, explicou.

Wilson destacou que a questão da idade para se aposentar é que vai “tirar o sono” do governador e também dos deputados, principalmente com mudanças que devem atingir militares e profissionais da Educação. “Em nível nacional militares se aposentam com 45 anos, isso mudou para 55. Será que isso vai passar aqui?”, questionou o parlamentar.

Ainda segundo ele, daqui alguns anos, um novo governador deverá propor novas mudanças para desta forma acabar de vez com rombo da previdência. “Daqui uns 10 anos o rombo estará em R$ 6 bilhões. Por isso que entendo que a melhor medida é cortar os privilégios que ainda existem dentro do Governo do Estado, principalmente ligado ao setor previdenciário”, finalizou.  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760