O presidente do Tribunal de Contas (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu em entrevista à imprensa nessa terça-feira (09.12) um tratado entre os prefeitos atuais e eleitos para evitar um caos na saúde de Cuiabá e Várzea Grande no período de janeiro a fevereiro.
Segundo Sérgio Ricardo, os prefeitos eleitos de Cuiabá e Várzea Grande, Abilio Brunini (PL) e Flávia Moretti, respectivamente, vão enfrentar um caos total na saúde se as autoridades não “estancar” neste período.
“Ninguém morre se não começar aula em fevereiro, ninguém morre se faltar recurso para alguma obra. Agora, morre se faltar recurso no hospital, se faltar medicamento, se falta médico. A prioridade zero é a saúde para o próximo gestor”, afirmou o presidente.
Segundo Sérgio Ricardo, a solução é investimento. O conselheiro disse confiar em uma decisão do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para garantir os repasses.
“Eu tenho certeza que o Estado, com a decisão do desembargador Orlando, solicitando na decisão que o Estado entre. E o Estado souber onde vai colocar o dinheiro. O dinheiro carimbado, por exemplo, a prioridade que é a folha o Estado ajuda”, destacou o conselheiro.
Sérgio Ricardo afirmou que o Governo do Estado está disposto a ajudar os gestores atuais, mas condicionou a transparência na aplicação do recurso. “pelas informações que recebemos do secretário Gilberto, o Estado passou a mais, aproximadamente um bilhão, [R$1 bi] a mais daquilo que estava acordado. Eu não tenho dúvida, que o Governo do Estado tem boa vontade. Ele só, com certeza vai querer saber que qualquer centavo, que ele vai investir esse ano ainda, e o ano seguinte, ele vai ser destinado para quem é prioridade.”
Encaminhando
Uma audiência de conciliação que será realizada com o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em data a ser confirmada, na quinta ou sexta-feira desta semana, deve aliviar o caos instalado na saúde de Cuiabá e Várzea Grande.
Na oportunidade, devem se reunir o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o prefeito eleito Abilio Brunini (PL), o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) e a prefeita eleita, Flávia Moretti (PL).
Leia também: Segurados manifestam contra alteração de lei e dão recado a Flávia Moretti: “O Previvag não é puxadinho”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).