O diretor-presidente do DAE/VG, Carlos Alberto relatou em entrevista ao que a falta de água nos bairros de Várzea Grande acontece pelo desperdício. Segundo, Beto, como é conhecido, Várzea Grande já produz água suficiente para abastecer toda cidade e ainda sobraria.
“Temos 37 mil ligações clandestinas. Infelizmente a falta de água acontece principalmente pelo desperdício. Temos água hoje produzida para abastecer uma Várzea Grande e meia. (...). Se você for lá na região do São Mateus, Residencial São Mateus, qualquer cidadão poderá conferir pessoalmente o desperdício”, destacou o diretor.
Especialmente sobre o desperdício na região do São Mateus, Carlos Alberto disse que está notificando e até cortando a água. “O mais importante é que à população se conscientize. O pessoal que mora no São Benedito para baixo fica sem água, por quê? O desperdício aqui em cima é grande, ou seja, a água que você desperdiça falta para mim, a água que eu desperdiço falta para meu vizinho”, alertou.
Carlos Alberto apontou as parcerias para conter o desperdício com o Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, CDL, Procon e Fórum Civil, no sentido de otimizar as ações na padronização e na cobrança das contas de água do município.
“A primeira coisa que a fazer é conscientizar a população do uso racional do bem finito, que é água, fazer com que as pessoas que estão fora da base de consumidores do DAE, que procure se regularizar. Isso vai ajudar bastante, pois a pessoa que não tenha sua matrícula, não tem compromisso em economizar e cuidar do bem finito.”
Leia mais: Por tumultuo de assessor do Cattani, decisão sobre militarização da Adalgisa de Barros é adiada
Ao , o diretor-presidente do DAE afirmou que até o aniversário de Várzea Grande, 15 de maio de 2023, o prefeito Kalil Baracat (MDB) irá entregar as estações de tratamento de água em construção, que permite abastecer “duas Várzea Grande”, bem como, um módulo da estação de tratamento de esgoto do Santa Maria.
“Depois das duas estações de água tratada, que o prefeito está finalizando a construção dela, vamos ter água o suficiente para abastecer duas Várzea Grande, ou seja, há muito desperdício. São duas estações; uma estação na Barra do Pari (250 litros por segundo) e uma que estamos finalizando o licenciamento na Rodovia dos Imigrantes no 7 de Maio (uma estação de 120 litros por segundo) vai abastecer toda aquela região, inclusive o 15 de Maio, Gilson de Barros, Milton Figueiredo. Todos serão abastecidos pela ETA com uma água de qualidade."
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).