O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), em entrevista à imprensa, destacou as principais ações que serão implementadas a partir de agosto, com o retorno dos trabalhos legislativos. Dentre as pautas polêmicas a serem discutidas, destacam a votação do processo disciplinar da vereadora Edna Sampaio (PT), por suposta quebra de decoro parlamentar, e a apresentação de um projeto que visa aumentar duas vagas de vereadores no legislativo cuiabano.
Em relação ao processo disciplinar da vereadora Edna Sampaio, Chico 2000 informou que a Comissão de Ética já encaminhou todo o processo para a defesa final da vereadora. Ele prevê que até meados de agosto tudo estará pronto para ser levado ao Plenário. A Comissão aguarda a defesa da vereadora para a conclusão do relatório.
“Infelizmente esta é uma situação que nós não gostaríamos de estar vivendo, mas está posta, e precisamos nos posicionar. A Comissão de Ética já encaminhou todo processo para defesa final da vereadora, creio que meados de agosto já estará tudo pronto para ir para o Plenário. A Comissão de Ética aguarda a defesa da vereadora para conclusão do relatório”, afirmou Chico.
Sobre o projeto que visa aumentar o número de vereadores em Cuiabá com base no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o presidente destacou que a iniciativa partiu da Mesa Diretora, porém, antes de ser efetivada, será discutida com todos os 25 vereadores. Caso a maioria decida pelo aumento de vagas, o projeto será elaborado e levado para votação; caso contrário, a Mesa não seguirá com a proposta.
“A iniciativa desse projeto de lei que aumenta a vaga é uma iniciativa da Mesa Diretora, no entanto, não adianta a Mesa Diretora se posicionar de forma monocrática e o Plenário reprovar. Então, faremos na reunião do dia 1º, com todos os 25 vereadores, vamos ouvir a todos. A Mesa Diretora se posicionará de acordo com essa vontade que for mostrada: se for pelo aumento de vaga, a mesa Diretora fará o projeto e colocará na pauta para votação, se for contrário, a Mesa não fará o projeto”, declarou Chico.
Para o segundo semestre, Chico 2000 também enfatizou a continuidade das sessões itinerantes, a implementação de projetos de acessibilidade no entorno da Câmara e a instalação de um elevador para acesso às galerias. Ele mencionou que o Projeto Executivo para a acessibilidade já está em processo de elaboração e incluirá melhorias nos pontos de ônibus próximos à Casa, visando facilitar o acesso de pessoas que utilizam o transporte coletivo.
“Já está chegando o Projeto Executivo de todo orçamento, de toda acessibilidade no entorno da Casa, acessibilidade essa que nos estaremos ligando o entorno da Câmara aos pontos de ônibus mais próximo. Não há como falar em acessibilidade na Câmara se aqueles que se utilizam do transporte coletivo não tem acessibilidade para vir do ponto de ônibus até esta Casa, estenderemos a acessibilidade no ponto da 13 de Junho, da Isaac Povoas Cuiabá, da Dom Bosco, são os mais próximos da Casa”, afirmou o presidente.
Leia também: Servidores da Educação de VG cobram pagamento da Revisão Geral Anual em manifestação
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).