O presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (MDB), afirmou que a relação entre o Legislativo e o Executivo deve ser pautada pela independência entre os Poderes e pelo compromisso com a população. Segundo ele, a Câmara se mantém firme em seu papel de fiscalizar, legislar e cobrar melhorias para o município, independentemente de questões pessoais entre os agentes políticos. A declaração do presidente ocorreu na quinta-feira (10.04), durante entrega de veículos para os CRAS na Arena Pantanal.
“Acho que ‘paz’... Vou deixar uma coisa clara: a Câmara é um Poder independente. Não acredito que a paz — ou a ausência dela — entre o vereador Wanderley e a prefeita Flávia tenha relação direta com o vínculo institucional entre a Câmara e a Prefeitura. A nossa ‘paz’ consiste na cobrança por melhorias para a cidade”, afirmou Cerqueira.
Não se trata de o vereador Wanderley ser amigo da prefeita Flávia — fomos eleitos para cumprir um papel, e é esse papel que estamos desempenhando
Ele destacou que, embora a prefeita Flávia Moretti (PL) tenha iniciado um processo de diálogo com os parlamentares, uma base sólida de apoio na Câmara ainda precisa ser efetivamente construída. “Ela está trabalhando nisso. Tem conversado com os vereadores, está promovendo o diálogo. No entanto, uma base sólida, de fato, ainda não está consolidada. Isso ainda precisa ser construído”, pontuou.
Cerqueira também comentou sobre o duodécimo — repasse obrigatório do Executivo ao Legislativo — que, segundo ele, está judicializado pela Prefeitura. “Estamos tentando resolver. A Câmara depende dos 6% do orçamento. Hoje, somos uma Câmara sem sede própria, sem estrutura adequada, uma Câmara sem voz, passando por diversas dificuldades”, relatou.
O presidente também ressaltou que a Casa de Leis tem atuado em prol de projetos importantes para o município. “Projetos relevantes já foram aprovados, como o da Guarda Municipal e o da promoção social voltada às pessoas em situação de rua. Portanto, não estamos prejudicando a cidade. Tudo o que for benéfico para Várzea Grande, com certeza será aprovado”.
Por fim, Cerqueira reforçou que a atuação da Câmara é institucional e pautada no respeito às atribuições de cada Poder. “Não se trata de o vereador Wanderley ser amigo da prefeita Flávia — fomos eleitos para cumprir um papel, e é esse papel que estamos desempenhando”.
Leia também - Empresa foi contra as obras no Morro de Santo Antônio; Estado vai se manifestar somente no processo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).