24 de Abril de 2025
24 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
24 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 08 de Março de 2025, 09:24 - A | A

Sábado, 08 de Março de 2025, 09h:24 - A | A

DETERMINAÇÃO DO MINISTÉRIO

Prefeito fecha Espaço de Acolhimento da Mulher e vítimas são direcionadas ao HMC

Ministério deverá realizar uma nova vistoria nos próximos dias para verificar as adequações

Arielly Barth/VGN

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), esclareceu nessa quinta-feira (06.03), em entrevista à imprensa, que, por orientação do Ministério da Saúde, o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica será temporariamente realizado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Segundo o prefeito, o atendimento, que antes era realizado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ocorria em um local inadequado, prejudicando o fluxo da sala vermelha de urgência e emergência.

“O que nós temos que fazer obrigatoriamente de forma emergencial? Remover aquelas salas que foram construídas no acesso do bloco de urgência e emergência e realocar elas para dentro da unidade em outras áreas. Mas enquanto a gente vai elaborar o projeto de relocação, o atendimento não vai ser prejudicado, porque cada unidade tem pessoas ali que podem fazer o encaminhamento desse paciente até o HMC para ele não ficar desassistido”, explicou.

A mudança foi determinada após uma visita técnica do Ministério da Saúde às unidades de atendimento, que constatou a necessidade de reorganizar os fluxos nas instalações, já que o local ocupava uma área que obstruía a entrada de ambulâncias no box de emergência. O que viola as normas do Ministério.

Leia também- "É preciso cortar na carne", diz Max Russi sobre militares investigados no caso Renato Nery

“Só não podemos permitir que enquanto está se desenvolvendo os projetos para acomodação e acolhimento, a gente fique usando o espaço de acesso ao box de urgência e emergência, e pode até mesmo desabilitar aquela UPA no Ministério da Saúde e trazer um prejuízo muito grande para o município de Cuiabá”, ressaltou o prefeito.

O Ministério da Saúde deverá realizar uma nova vistoria nos próximos dias para garantir que as adequações cumpram todas as normas e regulamentações necessárias.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760