O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou no início da tarde desta quinta-feira (26.03), por meio de nota oficial, que respeita às decisões do governador Mauro Mendes (DEM) anunciadas hoje pela manhã, porém, no seu entendimento, o isolamento social é a principal estratégia de combate à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).
Mauro divulgou nesta manhã (26) um novo decreto liberando os comércios e shoppings a abrirem suas portas, assim como outros estabelecimentos. Confira na matéria relacionada – Mendes assina novo decreto e comércios em MT podem abrir as portas com novas regras
De acordo Emanuel, as ações já implementadas na Capital, por mais drásticas que possam parecer inicialmente, respaldam-se no protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e diretrizes técnicas de especialistas, inclusive do Ministério da Saúde.
Ele ainda anunciou que só depois do dia 5 de abril, onde serão avaliados os resultados iniciais, é que a Prefeitura estabelecerá novas medidas. “Principalmente em virtude da espiral de crescimento da infecção que deverá ocorrer no mês de abril, conforme projeções do Ministério da Saúde”.
Para o prefeito, todas as decisões já efetivadas, objetivam o cuidado e a proteção da saúde e da vida das pessoas, especialmente com aqueles mais carentes e os que estão inseridos no grupo de risco.
O emedebista ainda ressaltou que o vírus não circula, quem circula são as pessoas, e por isso cuidar da saúde da população é fundamental. Segundo ele, Cuiabá não pode sucumbir. “Nesse momento não há atividade econômica que prevaleça à vida. A economia será recuperada, em um esforço conjunto, mas os munícipes merecem ações firmes e assertivas em defesa do cidadão. Primeiro cuidamos da população, depois recuperamos a economia”, declarou o prefeito.
Por fim, o prefeito de Cuiabá conclama toda a sociedade e pede o apoio ao Governo do Estado, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Tribunal de Contas, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, Associação Mato-grossense dos Municípios e demais instituições. “É fundamental a união de todos, em especial dos poderes e instituições, para essa cruzada contra a COVID-19 e em defesa da cidadania e da dignidade da pessoa humana”, encerrou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).