Com o aumento no número de beneficiários nos programas sociais, nos últimos anos, e por conta de um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de irregularidades na Secretaria de Assistência Social do município, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), afirmou em entrevista ao , na sexta-feira (25.08), que será realizado um “pente-fino” nos cadastros de beneficiários. "O benefício será apenas para as famílias que se enquadrem no programa", alertou Kalil.
O chefe do Executivo explicou que foram dois anos de pandemia, muitos foram para informalidade e aderiram aos programas, parando de ter seu comércio autônomo e sendo beneficiado dentro da assistência do cadastro único, tendo ali o Bolsa Família e outros benefícios. Segundo Baracat, muitos já retornaram para o mercado de trabalho, mas não foram atualizar seus cadastros.
Conforme o prefeito, o Governo Federal, em parceria com os municípios, disponibiliza recursos para contratação de empresa privada, fazer acompanhamento, atualizar os cadastros - e somente os que se enquadrem nos critérios do Cadastro Único irão receber os benefícios.
Além disso, Kalil afirmou que servidores da Secretaria de Assistência Social, por orientação do Governo Federal, estão fazendo visitas domiciliares para conferir os dados e chegar ao número exato de famílias que realmente precisam estar inseridas no Cadastro Único para serem beneficiadas pelos programas.
No início deste mês, o Governo Lula informou que estava corrigindo irregularidades no cadastro do Bolsa Família. Até julho, 934 mil beneficiários que alegavam viver sozinhos foram removidos, após aumento suspeito durante o Auxílio Brasil de Bolsonaro, de 15% para 27% das famílias atendidas.
Leia matéria relacionada - Governo exclui 934 famílias do Bolsa Família; confira
Quanto à recomendação do Tribunal de Contas (TCE) para a abertura de um processo seletivo para contratação de servidores municipais, o prefeito emedebista confirmou que está em discussão com o Ministério Público (MP) e prevê uma conclusão em breve.
Visando atender a sugestão do TCE e estabelecer critérios no processo seletivo, Baracat afirmou que isso se aplicaria especialmente à área de contratação para Assistência Social, assegurando que os candidatos tenham habilidade necessária para o trabalho, aprimorando ainda mais os serviços prestados à população de Várzea Grande.
“O objetivo nosso é levar serviços de qualidade à população. Ainda não sabemos quantas vagas, mas está sendo feito um estudo para ver o que é necessário. O importante é pensar na qualidade de melhoria de atendimento para sociedade várzea-grandense”, concluiu o prefeito Kalil Baracat.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).