O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), exonerou, na sexta-feira (11.04), o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, apenas nove dias após anunciá-lo oficialmente em coletiva. A medida foi oficializada por meio do Ato GP nº 1378/2025, publicado na Gazeta Municipal.
Amauri havia assumido a pasta no início de abril, em substituição à professora Evanilda Solange Dias, que deixou o cargo após alterações na composição da equipe de governo.
Com a saída de Amauri, Willian Leite Campos assume interinamente a gestão da Secretaria de Educação.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que a exoneração de Amauri tem caráter temporário e administrativo. “A decisão foi motivada por uma viagem previamente agendada com sua família, ainda no ano passado, antes de sua nomeação ao cargo”, diz o comunicado. Conforme a Prefeitura, Amauri permanecerá afastado por 15 dias.
No entanto, fontes ligadas ao afirmam que a exoneração pode ter outro pano de fundo. Segundo apuração, todos os indicados pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) estariam sendo “expurgados” da atual gestão.
Confira nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento
A Prefeitura de Cuiabá informa que o secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, foi exonerado temporariamente por medida estritamente administrativa. A decisão se deu em razão de uma viagem previamente agendada com sua família, ainda no ano passado, antes de sua nomeação ao cargo.
Durante os 15 dias de afastamento, o cargo será ocupado interinamente por Willian Leite de Campos, conforme publicado no Ato GP nº 1379/2025.
Amauri Monge Fernandes retorna no próximo dia 25 de abril, data em que será reconduzido oficialmente à função de secretário municipal de Educação.
Leia matéria relacionada - Abilio anuncia Amauri Monge como novo secretário de Educação
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).