O prefeito de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) pediu “sensibilidade e grandeza” aos órgãos licenciadores para deliberar as obras no Portão do Inferno, rodovia MT-251, localizada na região de Chapada dos Guimarães.
“Precisamos nos desprender de algumas questões mais restritivas e ter a grandeza de espírito, de conhecimento e de segurança como profissional, para deliberar a obra naquele ponto. É uma pequena porção em um grande território. É muito melhor impactar aquele ponto e preservar o restante com rigor”, destacou o prefeito, durante audiência pública nessa sexta-feira (19).
Froner fez um apelo por “sensibilidade na abertura do ir e vir” ao cobrar um cronograma de abertura da MT-251, nos principais dias de evento do município, bem como, solicitou que mantenha o sistema “pare e siga” no Carnaval, no período de sexta-feira (09.02) às 12 horas até quarta-feira de cinza (14) às 12 horas. A publicidade, segundo Osmar, permite aos turistas reservar os hotéis, pousadas e casas de veraneio com segurança.
"Defendemos é que nossos eventos, que dá oportunidade de ganho, movimento da Chapada, tenha um olhar diferenciado. Vamos ter agora: FeijoFolia 2,3,4, que a Sinfra comunique através da Secom, nós comunicamos, que vai se abrir na sexta-feira meio-dia e vai se fechar 9 horas na segunda-feira. Assim como o Carnaval, que todos estão no clamor, sem reservas nos hotéis, a parte da gastronomia prejudicada, a parte imobiliária de nossos condomínios, que está aquecida, está sendo prejudicada com isso, o transporte de materiais de construção. São setores que geram emprego na Chapada, então precisamos dessa garantia”, destacou prefeito.
ROTAS ALTERNATIVAS
O prefeito argumentou que a rota pela Serra de São Vicente é muito perigosa. Ele explica que “o ir e vir”, além dos pedágios e o trânsito pesado de cargas, colocam em risco a vida dos mato-grossenses.
Osmar destacou ainda, a antecipação das obras em rotas alternativas na MT-246, de 18 meses para 12 meses. A nova projeção é até outubro deste ano. “Com isso, vamos ter uma perspectiva, de que nós, vamos ter aquele acesso 120 quilômetros para carga pesada em 2025, já é uma saída. Estamos buscando essa alternativa se tiver uma obra definitiva no Portão do Inferno. A outra é a 020, que todos já sabem.”
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