Os deputados estaduais votam nesta quarta-feira (09.02) o Projeto de Lei nº 688/2019, que torna obrigatória a adoção de sistema de segurança no interior dos estabelecimentos de ensino do Estado de Mato Grosso.
O autor da proposta, deputado Wilson Santos (PSDB) - que é professor - justifica seu projeto como medida que visa impedir “ataques em escolas” a exemplo na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, interior de São Paulo, onde os atiradores mataram oito pessoas, entre alunos e funcionários do local.
“Não bastassem os ataques promovidos em escolas – desde o ensino fundamental até o ensino superior –, por alunos ou mesmo pessoas estranhas ao ambiente escolar, com consequências trágicas, outro problema vem preocupando pais e mestres, inclusive no Brasil", argumentou o deputado.
Leia também: Para atrair novos aliados em MT, Lula se reúne com deputados e prefeitos
O projeto cita que os estabelecimentos de ensino público e privado terão a incumbência de adotar sistema de segurança que garanta a integridade física de alunos e professores no interior do estabelecimento de ensino.
Estão entre as medidas, a adoção de equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens que possibilitem a identificação das pessoas que ingressarem no estabelecimento de ensino, existência de câmeras de vídeo que permitam o monitoramento das salas e suas vias de acesso e áreas de circulação, bem com, adote controle de acesso ao interior do estabelecimento de ensino, realizado por meio de portas giratórias e detector de metais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).