Nesta segunda-feira (24.02), o ex-prefeito de Várzea Grande e atual senador Jayme Campos (União) destacou a importância da Guarda Municipal do município, que completa 25 anos de criação em 2025, e defendeu a construção de uma sede própria para a corporação. Durante entrevista, Campos relembrou os princípios que nortearam a criação da Guarda em 2000 e enfatizou a necessidade de modernização e valorização da instituição.
Jayme Campos defendeu a construção de uma sede própria para a corporação. Atualmente, o prédio que abriga a Guarda Municipal será destinado à Câmara de Vereadores, o que motivou o senador a propor a criação de um novo espaço.
"Acho que está na hora de termos uma instalação decente para abrigar a nossa Guarda Municipal. Já conversei com a prefeitura sobre a elaboração de um projeto e estou confiante de que, com o apoio de deputados federais, estaduais, do governador e da prefeita, conseguiremos viabilizar essa construção", declarou.
Ao relembrar os primórdios da Guarda Municipal, Jayme Campos explicou que a iniciativa de criá-la partiu da necessidade de promover uma "Guarda da Cidadão", voltada não apenas para a manutenção da ordem pública, mas também para atuar em parceria com a população. "Ela foi pensada para trabalhar de forma preventiva e até mesmo no atendimento de primeiros socorros, algo que, na época, era feito pelo SAMU", afirmou. O primeiro veículo adquirido pela corporação foi um carro de resgate para atender acidentes de trânsito, o que demonstra o caráter comunitário e assistencial que a Guarda assumiu desde sua fundação.
Campos destacou que, ao longo dos anos, a Guarda Municipal de Várzea Grande se tornou referência no país, inspirando outras cidades a adotarem modelos semelhantes. "Hoje, ela é um orgulho para todos nós. Outras guardas municipais do Brasil têm vindo aqui para se espelhar no nosso trabalho", disse. Ele também ressaltou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu poder de polícia às guardas municipais, permitindo que atuem no combate ao crime organizado, feminicídio, assaltos e outros delitos. "Isso reforça a importância das guardas municipais para a segurança pública nacional", afirmou.
Leia mais: Jayme Campos vai enviar emenda para construção da nova sede da Câmara de Várzea Grande
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).