26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024, 11:17 - A | A

Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024, 11h:17 - A | A

em análise no novo PAC

Orçado em R$ 4 bilhões, VLT em Cuiabá está previsto para ser concluído em 4 anos

Proposta da implantação do modal em Cuiabá está em análise no novo PAC

Lucione Nazareth/VGN

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá consta das propostas sob análise para integrar as obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor estimado para implantação do modal é na ordem de R$ 4.968.750.000,00 bilhões.  

Na proposta apresentada pela Prefeitura de Cuiabá, cita que a expectativa é que o processo sobre implantação termine em 48 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço, ou seja, em quatro anos.  

O documento prevê sistema de VLT de 19 km, no qual estará incluso três terminais e uma Central de Manutenção, assim como ciclofaixa de 37,70 km e ciclovia de 22,70 km.  

Conforme a Prefeitura, a implantação do modal representa uma solução inovadora e essencial para atender às crescentes demandas de mobilidade urbana na cidade.    

“Cuiabá enfrenta um aumento constante na população e, consequentemente, um aumento no tráfego e congestionamentos. A introdução do VLT não só proporcionará uma alternativa de transporte eficiente e sustentável, aliviará a pressão sobre o sistema viário atual, como também contribuiria significativamente para a redução das emissões de poluentes, promovendo um ambiente mais limpo e saudável para os cidadãos”, diz trecho da justificativa apresentada.  

Ainda, segundo o município, o VLT irá conectar de forma mais eficaz diferentes áreas da capital, proporcionando maior acessibilidade a serviços públicos, empregos, educação e lazer; e que “isso resultaria em uma maior integração social e econômica, diminuindo as disparidades de acesso entre os diversos bairros da cidade”.  

“A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá beneficiará diretamente toda a população que reside ou trabalha nas áreas servidas pelo sistema. Isso incluirá residentes de bairros próximos às linhas do VLT, bem como aqueles que utilizam o transporte público diariamente para se locomover pela cidade. Além disso, o VLT também beneficia os visitantes e turistas que frequentam Cuiabá, oferecendo uma opção de transporte eficiente e sustentável para explorar a cidade”, diz proposta ao falar da população beneficiada.

Leia Também - Novo PAC prevê 13 obras em VG; ampliação do sistema de abastecimento água consta no programa 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760