O Partido Liberal (PL) decidiu que o deputado estadual Gilberto Cattani irá compor na vaga de 3° secretário da nova Mesa Diretora, biênio 2023-2025, que disputará a eleição em 1º de fevereiro. Com isso, a Mesa deve ser formada por bolsonarista e petista, já que Valdir Barranco (PT) foi confirmado como 2° secretário.
O PL estava entre o nome de Gilberto e de Elizeu Nascimento (PL), para indicar na composição. Contudo, os dois resolveram, de forma pacífica, o impasse sobre a vaga na Mesa Diretora, nessa segunda-feira (30.01), prevalecendo o nome de Gilberto Cattani.
Cattani externou a vontade de fazer parte da Mesa Diretora, após conquistar à reeleição em outubro de 2022. Segundo o parlamentar, enquanto estiver no “baixo clero”, ou seja, fora da Mesa, não consegue opinar por mudanças. “Enquanto você estiver somente no baixo clero, você não tem esse poder”, disse o deputado sobre pleitear mudanças na Casa de Leis.
Já o petista, Barranco, em entrevista, disse não haver oposição dentro da ALMT. “Temos que compreender que independente da posição que tenhamos de ser base ou oposição, a Assembleia não tem oposição dentro dela. O Parlamento é uma fotografia da sociedade, por isso, temos os mais diferentes tipos de pensamento e é da Democracia que todos possam se respeitar”.
Leia mais: De olho em vaga, Cattani "agita novatos" para formarem chapa para disputar Mesa Diretora
Formação da Mesa - Ao todo, sete partidos terão espaço na nova Mesa Diretora.
Framação da chapa - A chapa que disputará a eleição é formada com o atual presidente da Casa, Eduardo Botelho, novamente no cargo de presidente, Max Russi na primeira Secretaria; Janaina Riva (MDB) como 1º vice-presidente, Wilson Santos (PSD) como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT) como 2° secretário, Gilberto Cattani na 3ª Secretaria e Valmir Moretto (Republicanos) na 4ª Secretaria.
Até o momento, a chapa única liderada por Botelho e Max disputará a Mesa Diretora. A definição foi após consenso dos então adversários que dividiram os votos na Assembleia.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).