24 de Abril de 2025
24 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
24 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 08:36 - A | A

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 08h:36 - A | A

apuração

Governo exonera servidores alvos de operação e cria grupo para recuperar dinheiro desviado do INSS

Advogados públicos para reaver os valores descontados ilegalmente de aposentados e pensionistas em fraude no INSS

Lucione Nazareth/VGN

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a exoneração do procurador-geral do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, e do diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, Vanderlei Barbosa dos Santos, que são investigados na operação Sem Desconto. A Justiça Federal já havia determinado o afastamento deles das funções junto ao INSS.

Para o cargo, foi indicado o atual coordenador-geral de Contencioso Previdenciário da Procuradoria-Geral Federal (PGF), procurador Elvis Gallera Garcia. Os atos constam no Diário Oficial da União (DOU). 

Além dos dois, Lula demitiu o presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto, também alvo da citada operação.

Lembrando que nessa quarta-feira (23.04), a Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a operação “Sem Desconto”, que apura fraudes envolvendo cobranças indevidas feitas por entidades em contas de aposentados e pensionistas do INSS.

Grupo para apurar prejuízos

A Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial, formado por oito advogados, com o objetivo de buscar a reparação de danos causados por ações fraudulentas contra o INSS. Eles ainda terão como função recuperar os valores irregularmente descontados dos benefícios de aposentados e pensionistas. 

Além disso, será responsável por propor medidas de prevenção, identificação e combate a situações fraudulentas no âmbito da seguridade social. 

Os membros do grupo serão indicados pela Procuradoria-Geral Federal e pela Consultoria-Geral da União, órgãos de direção superior da AGU.

Leia Também - PF apreende R$ 15 milhões em carros de luxo em fraude no INSS; Ferrari e Rolls-Royce na lista

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

A MINISTRA DE ESTADO DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, substituta,no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 4º do Decreto nº 9.794, de 14 de maio de 2019, resolve:

Nº 490 -DISPENSAR

VANDERLEI BARBOSA DOS SANTOS da função de Diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, código FCE 1.16.

Nº 491 -DISPENSAR

VIRGILIO ANTONIO RIBEIRO DE OLIVEIRA FILHO da função de Procurador-Geral da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, código FCE 1.15.

Nº 492 -DESIGNAR

ELVIS GALLERA GARCIA, para exercer a função de Procurador-Geral da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, código FCE 1.15.

MIRIAM BELCHIOR

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760