08 de Outubro de 2024
08 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018, 11:21 - A | A

Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018, 11h:21 - A | A

Cuiabá

Não temos condições de fazer perguntas nas oitivas da CPI do Paletó, diz vereador

Rojane Marta/VG Notícias

Câmara de Cuiabá

Câmara de Cuiabá

Prédio da Câmara de Cuiabá

A primeira sessão da Câmara de Cuiabá, após o fim do recesso parlamentar de fim de ano, realizada na manhã desta terça-feira (06.02), foi marcada pelas manifestações dos vereadores quanto a CPI do paletó, que investiga a conduta do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) que, quando deputado estadual, foi filmado recebendo e guardando maço de dinheiro em seu paletó, de suposta propina paga pelo ex-governador Silval Barbosa (MDB).

Criada e 16 de novembro de 2017, a CPI do Paletó apura a conduta do prefeito, e é composta por Bussiki (presidente), e pelos vereadores Adevair Cabral (PDT) como relator, e Mário Nadaf (PV) como membro.

A base de Pinheiro na Câmara citou que órgãos competentes, tais como Ministério Público Federal e Polícia Federal, já investigam o caso, e que Pinheiro deve comparecer, lá na frente, à Casa de Leis para dar suas explicações.

O vereador Luís Cláudio de Castro Sodré (PP), da base governista, disse que a CPI do Paletó começa as oitivas amanhã, sem que ao menos saiba o que vai perguntar aos convocados para prestarem depoimento, pois, segundo ele, a CPI do Paletó não teve acesso aos autos. Vale destacar, que a CPI do paletó requereu ao Supremo Tribunal Federal – local onde tramita o inquérito contra Pinheiro -, acesso aos autos, incluindo cópias das delações para auxiliar nas investigações na Casa de Leis.
“Não temos condições de fazer perguntas nas oitivas, pois não temos acesso aos autos, vamos questionar pelo que suponhamos que aconteceu” declarou Sodré.

O líder de Emanuel na Câmara, vereador Lilio Pinheiro (PRP), pediu para que os colegas não deixem que a CPI do Paletó intervenha nas mensagens enviadas pelo Poder Executivo. “Peço que as mensagens encaminhadas pelo prefeito, que não fiquem prejudicadas. Lá na frente, o prefeito Emanuel irá decidir se vem ou não a esta Casa” declarou.

Já a oposição, criticou a ausência do prefeito e exigiu o seu comparecimento o quanto antes no Legislativo, para que possa dar satisfação à sociedade.

Segundo o vereador Toninho de Souza (PSD), é lamentável que Emanuel Pinheiro ainda não tenha comparecido ao Legislativo para se explicar.

“Lamento a ausência do prefeito Emanuel Pinheiro. Ele prega a harmonia e respeito entre os Poderes, mas não está aqui, deveria estar presente. Espero que o Emanuel Pinheiro possa ter respeito e compareça na Casa, até para prestar esclarecimentos na Comissão que ficou conhecida como PCI do Paletó. Que ele venha esclarecer os fatos. Os depoimentos começam amanhã, já foram convocados Alan Zanatta, Silvio Cesar e Silval Barbosa, e que Emanuel Pinheiro compareça a este Parlamento para dar explicações à sociedade” cobrou.

O vereador citou ainda que 2017 foi um ano muito difícil para o Legislativo Cuiabano, mas que espera que 2018 seja uma nova era e que a Câmara possa prestar um serviço melhor à sociedade, dando andamento a CPI do Paletó.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760