20 de Outubro de 2024
20 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018, 16:32 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018, 16h:32 - A | A

Grampolândia Pantaneira

Ministro nega lentidão nas investigações dos grampos ilegais

Rojane Marta/VG Notícias

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques negou lentidão nas investigações que apuram esquema de grampos ilegais em Mato Grosso.Telefones de políticos, advogados, jornalistas, médicos, e até de agente funerário, foram grampeados ilegalmente.

Ontem (25.01), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Leonardo Campos, declarou que teria protocolado petição no STJ cobrando celeridade nas investigações, com o devido desmembramento do processo, pois, segundo ele, já se passaram mais 260 dias sem uma resposta para a sociedade mato-grossense, apontando os responsáveis pela violação de direitos individuais por meio da quebra ilegal de sigilo telefônico. Clique AQUI e confira matéria relacionada.

Em nota enviada à reportagem do oticias, por meio de sua assessoria, o ministro esclarece que não possui uma única investigação ou ação penal sob sua jurisdição sem que esteja em célere andamento, independente das partes envolvidas.

Para o ministro, conforme a nota, não há motivo algum para alteração da rotina em relação ao inquérito que investiga os grampos ilegais em Mato Grosso. “Como os demais sob análise, devem ser encerrados com a brevidade necessária a evidenciar a verdade dos fatos apurados” destaca.

No entanto, o ministro esclarece ainda que cabe à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal a tarefa de demandar as providências investigativas, cabendo ao relator decidir com fundamentos e celeridade devidos.

Vale lembrar, que em 2017, após o escândalo dos grampos ilegais vir à tona, seis militares foram presos suspeitos de participarem do esquema, porém, atualmente, apenas coronel Zaqueu Barbosa e o cabo Gérson Correa, apontados como os principais operadores dos “grampos”, continuam detidos.

Gerson está detido no Centro de Custódia de Cuiabá e Zaqueu segue detido na sede Batalhão de Operações Especiais (Bope) em Cuiabá.

Confira nota na íntegra:


Inquérito que investiga grampos ilegais no Mato Grosso tem tramitação célere

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques esclarece que não possui uma única investigação ou ação penal sob sua jurisdição sem que esteja em célere andamento, independente das partes envolvidas. De acordo com o ministro, não há motivo algum para alteração dessa rotina em relação ao Inq 1210 que, como os demais sob análise, devem ser encerrados com a brevidade necessária a evidenciar a verdade dos fatos apurados. Porém, é igualmente importante esclarecer que cabe à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal a nobre tarefa de demandar as providências investigativas, cabendo ao relator decidir com fundamentos e celeridade devidos.

Para que não haja dúvidas quanto à postura do relator, basta simples consulta ao andamento processual eletrônico do referido inquérito para testar claro a conduta célere do ministro na presidência dessa investigação, o que pode ser feito pelo portal do STJ.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760