O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, determinou nessa terça-feira (04.10) que a Polícia Federal instaure inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais nas eleições deste ano.
Em sua rede social, Torres disse que a investigação atende a uma a representação recebida no Ministério da Justiça e Segurança Pública que apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados por alguns institutos”.
“Acabo de encaminhar à #PF, pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no #MJSP, q apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns institutos”, escreveu o ministro.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública em sua página publicou bota oficial sobre pedido de investigação: O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou para a Polícia Federal, nesta terça-feira (4/10), abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Vale lembrar que o art. 33, § 4º, da Lei das Eleições nº 9.504, de 1997, afirma que “a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa”.
Importante destacar que na última segunda-feira (03), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), revelou que existe no Congresso Nacional deputados se articulando para propor a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as pesquisas eleitorais no país. Segundo ele, as pesquisas erraram bastante com diferenças, bem acima da margem de erro, entre o resultado final da eleição e os projetados na véspera do pleito.
Leia Também - Lira critica erros em pesquisas e revela articulação para criação de CPI que investigará institutos
???????????? Acabo de encaminhar à #PF , pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no #MJSP , q apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns institutos.
— Anderson Torres (@andersongtorres) October 4, 2022
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).