27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 23 de Abril de 2019, 11:43 - A | A

Terça-feira, 23 de Abril de 2019, 11h:43 - A | A

Operação Ararath

Ministro autoriza Receita Federal ter acesso a documentos sigilosos sobre delação de Nadaf

Lucione Nazareth/ VG Notícias

TSE

Luiz Fux

ministro Luiz Fux

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, autorizou compartilhamento de provas contidas nos procedimentos sigilosos derivados da Operação Malebolge - 12ª fase da Operação Ararath -, com a Receita Federal. Na decisão, ele ainda manteve duas ações contra o ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para que continue tramitando na Suprema Corte.

Consta dos autos, que Receita Federal requereu o compartilhamento do conteúdo das colaborações do empresário Genir Martelli (acusado de fraude na concessão de incentivo fiscal) e do ex-secretário de Estado, Pedro Jamil Nadaf.

Já a defesa de Blairo Maggi requereu que o inquérito contra ele fosse remetido à Justiça Eleitoral. A nova jurisprudência do STF determina que o foro por prerrogativa de função se aplica somente a crimes cometidos durante o mandato parlamentar e em função do cargo.

A defesa do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Carlos Novelli, requereu que o processo em que ele é investigado seja enviado ao Tribunal Superior de Justiça (STJ).

Em decisão proferida no último dia 08 de abril, o ministro Luiz Fux determinou que dois inquéritos abertos contra Maggi continuem sendo analisados e processados no STF. “Determino o imediato cumprimento da decisão proferida, com a remessa de cópias dos autos na forma ali definida, aos órgãos jurisdicionais competentes, salvo quanto aos casos 01 e 07, em relação aos quais encontram-se pendentes embargos de declaração da defesa de Blairo Maggi, com pretensão à alteração da Justiça competente para o processamento do feito”, diz trecho extraído da decisão.

Ele ainda determinou o envio do processo contra Novelli e o também conselheiro afastado do TCE, Waldir Teis, ao STJ; como também autorizou o compartilhamento de provas contidas na delação de Genir Martelli e Pedro Nadaf.

“Anoto que, embora também tenha sido oposto recurso de embargos de declaração pela defesa de Waldir Teis (fls. 3589/3597, vol. 12), investigado no âmbito do caso 03, observo que inexiste prejuízo no envio das cópias e dos autos enumerados no decisum embargado (fls. 3474/3476 e fls. 3490-In fine/3491) ao Superior Tribunal de Justiça, diante da pretensão do embargante no sentido da “célere, correta e regular tramitação do procedimento investigatório”, com reconhecimento expresso da competência do STJ para o prosseguimento do feito (fls. 3597, item ‘c’). Simultaneamente, defiro o pedido de compartilhamento de provas solicitado pela Receita Federal, com o envio de cópias eletrônicas dos autos das PETs 6564 e 6578 àquele órgão”, diz trechos extraídos da decisão.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760