O governador Mauro Mendes (DEM), em entrevista à imprensa nesse domingo (29.11), disse que deve ampliar alguns serviços da Politec em Várzea Grande, entre eles, a implantação de um Instituto Médico Legal (IML) no município.
Segundo o governador, implantar os serviços de medicina legal no município e melhorar a estrutura e o atendimento o IML de Cuiabá estão dentro do planejamento da Politec.
“Na verdade nós temos algumas ampliações de estrutura física e de atendimento planejado. Várzea Grande é a segunda maior cidade de Mato Grosso, ela vai ser tratada com a dimensão e com a importância que ela tem no cenário estadual e está dentro do planejamento da Politec a ampliação de alguns serviços e Várzea Grande deverá ser comtemplada”, disse o governador ao oticias.
Várzea Grande, desde 2009, apresentou uma proposta à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para implantar um IML no município, porém, não houve avanços para que o projeto saísse do papel.
A unidade da Capital é responsável pelo atendimento de óbitos, fazendo a remoção dos corpos do local dos crimes ou das unidades hospitalares. O Instituto ainda realiza necropsia para emissão de atestado de “causa mortis”, além de exames periciais de lesão corporal, exames para constatar a violência sexual, psiquiatria forense, constatação de embriaguez ou identificação por odontologia legal.
Familiares várzea-grandenses que precisaram do serviço reclamaram da demora no atendimento e na liberação dos corpos que dura 24 horas, bem como, da estrutura: “Não tem copo descartável para ninguém, o copo verde velho sujo que estava lá era para todo mundo usar”, reclamou um internauta.
Ao oticias, o IML justificou que a demora está relacionada a alta complexidade do trabalho. “Os mesmos profissionais que realizam a necropsia atendem os familiares das vítimas na recepção, justamente porque são eles os responsáveis pela liberação dos corpos. A demora na liberação dos corpos está relacionada à complexidade do trabalho. O exame de necropsia demanda tempo, por esse motivo, o prazo médio para liberação de um corpo é de 24 horas”.
Leia mais - População reclama da demora para liberação dos corpos no IML em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).