O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou na manhã desta quinta-feira (14.10), durante inauguração da Central de Imunobiológicos de Mato Grosso – também conhecida como unidade central da Rede de Frio –, que o Governo de Mato Grosso investe para melhorar todas as infraestruturas das unidades de saúde do Estado e por consequência busca melhorar o atendimento.
Mauro ressaltou que o local responsável pelo armazenamento de vacinas recebidas do Governo Federal, foi fundamental durante a pandemia da Covid-19. No período, segundo Mendes, ficou evidente a necessidade de investimento na modernização da unidade. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 5 milhões na ampliação da central de frios.
“Nós estamos em todo Estado de Mato Grosso, aqui na Capital, fazendo um grande esforço para melhorar todas as infraestruturas públicas de saúde para que o conjunto dessas ações represente ao final uma melhoria na qualidade do atendimento. Aqui é uma Central de Imunobiológicos, que era pequena, e com a Covid-19 tivemos que fazer um trabalho muito forte e rápido para ampliar e prestar o melhor serviço”, destacou Mendes.
O governador ressaltou que “praticamente todas as unidades de saúde” receberam ou recebem investimento para melhorar as condições físicas e estruturais. Entre os destaques, o governador apontou a construção da nova central de abastecimento que será gigantesca.
“Isto será um instrumento muito importante para nós podermos melhorar o atendimento. Aqui em Cuiabá, o Adalto Botelho está em obras, o Hospital Central está em obras, o CERMAC e a Escola de Saúde também estão em obras. Estamos construindo a nova central de abastecimento gigantesco, vamos aglutinar todos os almoxarifados, hoje temos cinco almoxarifados esparramados pela cidade, na Saúde são dois, temos da Sinfra, da Seplag, da Educação, da Assistência Social, da Secretaria de Fazenda e nós estamos aglutinando isso. Então o que vocês estão vendo aqui é uma estratégia”, declarou o governador.
Leia também: Possamai culpa Selma por atos ilícitos, critica decisão de ministra e quer ser elegível; STF julga
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo relatou que a Central de Imunobiológicos é responsável pelo armazenamento de todas as vacinas enviadas pelo Governo Federal e distribuídas aos 141 municípios. Além disso, o local também armazena soros antiveneno e insumos como seringas, agulhas, gelox e caixas térmicas para transporte, entre outros materiais utilizados nas campanhas de vacinação.
“Essa central armazena todas as vacinas utilizadas no programa nacional de vacinação, são mais de 14 tipos de vacina, além de soro antiveneno, materiais utilizados nas campanhas vacinais, etc. É uma unidade central que distribui para a baixada cuiabana, mas distribui também para as 16 regiões de saúde, cada região de saúde nós temos também um escritório regional que tem uma rede de frio, que armazena todo produto que vem para o Estado para fazer a imunização de todas as campanhas. Então, hoje o nosso estoque está aqui e está distribuído em 16 unidades de saúde e também está nos 141 municípios”, relatou o secretário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).