Christiano Antonucci e Mayke Toscano
Coronel PM Jonildo José de Assis (esquerda) Mario Dermeval Aravechia de Resende e Rubens Okada (centro) e coronel Alessandro Borges Ferreira (direita)
O governador Mauro Mendes (DEM) concluiu, na tarde desta sexta-feira (04.01), a escolha dos nomes que irão compor a cúpula da Segurança Pública do Estado, junto com o secretário de Segurança, Justiça e Direitos Humanos, Alexandre Bustamante.
Assume o comando-geral da Polícia Militar de Mato Grosso o coronel PM Jonildo José de Assis; o delegado Mário Dermeval assume a Polícia Judiciária Civil (PJC); o perito Rubens Okada, a Perícia Oficial e Identificação Técnica; e o coronel Alessandro Borges Ferreira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.
Conforme o governador, o compromisso das equipes é fortalecer a integração entre as forças de segurança para otimizar o trabalho, controlar os índices de criminalidade e combater o crime organizado. “Este é o início de um árduo trabalho em conjunto, para que o Governo consiga alcançar o grande desafio de oferecer segurança de qualidade ao cidadão”, explica Mendes.
O coronel PM Jonildo José de Assis ingressou na carreira militar em 1995. Desde então, ocupou diversas posições de destaque. Já foi comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM, comandante e coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), e secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp desde setembro de 2017 até o momento.
À frente da Polícia Judiciária Civil (PJC) estará o delegado Mário Dermeval Aravechia de Resende, o mais votado para o cargo de diretor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso. Delegado de polícia há 16 anos, já atuou em Alta Floresta e na região de fronteira do estado. Na capital, já esteve como titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), e desde 2016 atua como Diretor de Execuções Estratégicas da PJC.
Assume a Perícia Oficial e Identificação Técnica o perito Rubens Okada, que entrou na carreira pública como perito criminal em 2001, e é engenheiro civil especialista em Segurança de Trabalho, Criminologia e Gestão Pública. Entre 2011 e 2016, atuou como diretor-geral da Diretoria Metropolitana de Criminalística.
O coronel Alessandro Borges Ferreira comandará o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso, é especialista em Administração com Ênfase em Inteligência de Segurança Pública. Já ocupou os cargos de chefe da BM-2 (setor de inteligência), comandante do 1º Batalhão – “Batalhão Cacique”, comandante do 1º Comando Regional (CR1), entre outros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).