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Política Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021, 11:33 - A | A

Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021, 11h:33 - A | A

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Mendes chama VLT de "filho da corrupção": "Nasceu de uma falsificação de um laudo" diz

Gislaine Morais & Edina Araújo/VG Notícias

O governador Mauro Mendes (DEM), afirmou na manhã desta terça-feira (26.01), que não entende qual o interesse de algumas pessoas insistirem na manutenção do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), intitulado por ele como "filho da corrupção”.

Mendes afirmou ainda que o VLT foi ‘gestacionado no ventre da corrupção’ e que ‘nasceu de uma falsificação de um laudo no Ministério da Integração Nacional’ - onde servidores foram condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“Porque será que algumas pessoas ainda defendem esse filho da corrupção?”, questionou Mendes.

A declaração do democrata é em resposta a um questionamento da imprensa, sobre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) abrir uma Comissão Especial para avaliar qual o melhor modal de transporte para Capital, se Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou ônibus de trânsito rápido (BRT).

Segundo Mauro, ele não vê eficiência nesta Comissão, pois a responsabilidade do BRT-VLT, ou VLT-BRT é do Governo do Estado.

Para Mendes, Emanuel fez uma Comissão dele com ele. “Não sei com quem, ou o que ele vai discutir. Vai ser uma discussão em ‘House’, dentro da casa para ele. Eu acho que o prefeito da Capital tem que olhar para população, olhar para o bem público”, completou.

O governador ainda reforçou que as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande foram convidadas para participar das reuniões, “Fica aqui novamente o convite público para o prefeito [Emanuel]”. Segundo o gestor, as reuniões estão acontecendo, e a Prefeitura de Várzea Grande está participando junto com o Governo.

Mendes ainda lembrou os benefícios que BRT trará para as cidades, assim como para população. Mauro explicou que o Governo comprará veículos de transporte rápido que são elétricos com bateria, diferente do VLT que vem com aquelas mesmas ‘catenárias que os bondinhos usavam há 100 anos’. Os veículos do BRT usam as mais modernas tecnologias, que é a tendência de toda indústria automotora no mundo, que são as baterias alítio's. “Além do valor da tarifa a favor do usuário”, disse ele.

Mendes ainda citou o custo benefício da tarifa. Sendo que com o VLT o usuário do transporte coletivo gastaria em torno de R$ 5,00, já com o BRT custará R$ 3,00 reais a passagem para o cidadão.

 

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