20 de Janeiro de 2025
20 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020, 17:57 - A | A

Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020, 17h:57 - A | A

REUNIÃO

Mendes adverte os prefeitos: “Tem que economizar dentro da máquina para sobrar dinheiro para investir”

Adriana Assunção/VG Notícias

O governador Mauro Mendes (DEM) em reunião com os prefeitos eleitos e reeleitos dos partidos PSD, PP e PDT compartilhou sua experiência de gestão e os projetos futuros que serão levados aos municípios por meio o “Programa Mais MT”. “O grande objetivo é passar como nós estávamos e como nós estamos e o que fizemos. Para que isso possa inspirar vocês como prefeitos, para que saibam que as decisões, as vezes, podem parecer amargas, mas se elas são corretas e justas a maioria reconhece”, afirmou o governador.

Como exemplo, Mendes lembrou as vaias dos produtores rurais diante de algumas decisões tomadas por ele de forma destemida. Para ele, o papel do Governo é promover o equilíbrio. “Tem que economizar dentro da máquina para sobrar dinheiro para investir.”

“Muitos daqueles produtores que estavam me vaiando alguns já estão aplaudindo. Servidores, talvez não estejam aplaudindo, mas a maioria sabe que o Governo tomou as medidas corretas. Agora nós administramos é para toda sociedade, não pode olhar só para dentro, nem só para servidores, classe produtiva, tem que olhar para toda sociedade. Esse é o papel do Governo, promover o equilíbrio. Tem que aplicar imposto, o mundo inteiro funciona assim, mas tem que aplicar corretamente. Tem que economizar dentro da máquina para sobrar dinheiro para investir”, declarou.

Mendes destacou que retomou 80% das quase 500 obras paralisadas. Ele explica que em 2021, Estado terá um investimento de 13% em relação à receita corrente líquida estadual, segundo ele, a quantia é superior ao Governo Federal que apresentou menos de meio por cento de investimento sobre a receita corrente líquida.

“Vamos poder criar várias oportunidades para que vocês prefeitos possam fazer parcerias, vamos ter vários projetos dentro do Mais Mato Grosso, que serão feitos em parceiras com os gestores municipais. Vai depender muito da competência do trabalho, eficiência de cada Prefeitura. Eu não vou ficar aqui resolvendo o problema individual de cada Prefeitura, sou o governador do Estado, tenho que olhar a máquina, decisões macro, agora, eu posso sim ajudar, criar programa que ajude especificamente diversas Prefeituras. Vai ter um programa só para as pequenas, para os menos IDH, para ajudar os pequenos, porque é papel do Estado cuidar de todos”, declarou o governador.

Leia mais - Mendes diz que administra MT com coragem e sem medo de vaias: “Se não querem é melhor ficar como estava”

Entre os investimentos futuros para Saúde, Mendes destacou o projeto de construir três hospitais regionais para o município de Araguaia, Juína e Tangara. “Nós estamos planejando e está dentro desse programa, mais um regional do Araguaia, município que ficou por décadas em um vazio assistencial por parte do Governo do Estado, região de Juína, Tangara, são três locais onde estão programados para o Governo mais três hospitais regionais.”

Ainda, na Saúde, Mendes falou sobre os trabalhos já executados destacando a retomada das obras do Hospital Central, a reforma e ampliação do Hospital Metropolitano, a gestão da Santa Casa, bem como outras ações de reforma e ampliação. “No regional, nós estamos reformado Rondonópolis, Sorriso, Sinop, Cáceres fizemos a ampliação. E quando falamos em reforma não é lá passar uma tinta, a gente faz uma mudança estrutural, conceitual, ampliamos, modernizamos novos equipamentos e novas mobílias”, pontuou.

Ele aconselhou  que os prefeitos trabalhem em consórcios - destacando a compra que está em fase de licitação de 170 máquinas e equipamentos, retroescavadeira, pá carregadeira, pranchas entre outros, que serão usados para reequipar os consórcios e as associações. “A organização em consórcio é muito importante, vocês precisam aprender trabalhar mais unindo esforços, somando as competências e a capacidade para que juntos otimizem o recurso público e devolva mais ações e serviços a população (...). Os consórcios de saúde precisarão funcionar mais”, declarou.

Também participaram os presidentes estaduais do PSD, senador Carlos Fávaro, e do PDT, deputado estadual Allan Kardec, além de representantes do PP, deputados estaduais e secretários de Estado.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760