16 de Janeiro de 2025
16 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 08:50 - A | A

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 08h:50 - A | A

crise com o judiciário

Governador diz que falou de "forma genérica" ao sugerir câmeras em desembargadores

Polêmica foi causada após Mendes comentar sobre venda de sentenças no TJMT

Arielly Barth/VGN

O governador Mauro Mendes (União) publicou uma nota oficial após o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, repudiar declarações dadas por ele em entrevista à rádio CBN. O desembargador se manifestou na noite desta quarta-feira (15), após Mendes sugerir, durante a entrevista, a instalação de câmeras para monitoramento de integrantes do Poder Judiciário estadual.

Na nota, Mauro Mendes afirmou que sua intenção não foi atacar a magistratura estadual ou qualquer outra categoria. Ele destacou que erros podem ocorrer em diferentes profissões, incluindo na política, e que sua fala foi interpretada de forma equivocada.

"O governador Mauro Mendes não atacou a magistratura estadual ou qualquer outra categoria, fato que fica evidente em sua declaração. Ele falou de forma genérica que casos de erros cometidos por profissionais da segurança podem ocorrer, mas também em diversas profissões e na classe política - a qual o próprio governador pertence", diz trecho da nota enviada pelo Governo.

Leia mais sobre o assunto: Presidente do TJMT repudia fala de governador sobre colocar câmeras em membros do Poder Judiciário

Ao ser questionado sobrer câmeras nas fardas dos policiais, Mauro Mendes também sugeriu que a medida deveria ser ampliada, incluindo políticos, juízes, desembargadores e membros do Ministério Público, o que gerou desconforto no presidente do TJMT. Em sua nota, o desembargador classificou a declaração como um ataque irresponsável.

“Se vamos instalar câmeras porque um ou dois policiais, ou um por cento, dois por cento, cometem alguma coisa errada, então vamos colocar câmeras em todo mundo, para vigiar todo mundo. Tá bom”, disse o governador durante a entrevista.

Em resposta, o presidente do TJMT, José Zuquim Nogueira, enfatizou que as declarações não condizem com a postura esperada do chefe do Executivo estadual. Ele afirmou que é inadmissível que o governador, em uma entrevista pública, coloque em dúvida a honra e a honestidade de todos os membros do Poder Judiciário de Mato Grosso. O magistrado ainda destacou que agentes públicos, independentemente de seus cargos, devem agir com equilíbrio e responsabilidade.

Nota

Em relação à fala do governador Mauro Mendes na entrevista à rádio CBN sobre câmera nas fardas de policiais, a Secretaria de Estado de Comunicação esclarece que:

O governador Mauro Mendes não atacou a magistratura estadual ou qualquer outra categoria, fato que fica evidente em sua declaração.

Ele falou de forma genérica que casos de erros cometidos por profissionais da segurança podem ocorrer, mas tambem em diversas profissões e na classe política - a qual o próprio governador pertence.

Infelizmente, a frase foi interpretada de forma equivocada, pois circulou uma versão com corte. Segue a íntegra da fala do governador e o vídeo em anexo.

"Quando a gente discute esse negócio das câmeras aí, das fardas, botar câmeras nas fardas policiais. Se nós vamos botar câmeras porque um ou dois policiais, ou um por cento, dois por cento, comete alguma coisa errada, vamos colocar a câmera em todo mundo, para vigiar todo mundo, então tá bom. Vamos colocar a câmera em todos os políticos, em todos os governadores, em todos os prefeitos, em todos os deputados estaduais. Ei, mas tem juiz que também vende sentença, foi flagrado vendendo sentença, desembargador vendendo sentença. Então vamos botar câmera em todos os juízes, em todos os desembargadores. Ei, tem gente do Ministério Público também, então vamos colocar câmera em todo mundo do Ministério Público. Então, existem umas discussões às vezes, que elas são muito atravessadas, né?"

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760