O governador Mauro Mendes (União) tenta em Brasília assumir a concessão da BR-163, por meio da MT Par (MT Participações e Projetos). Ele explica que o Governo ainda depende de um acordo com todos os bancos credores da empresa Rota do Oeste, entre eles, a Caixa Econômica Federal.
"Perdemos praticamente três meses por conta de um banco chamado Banco Pine - dezembro, janeiro e fevereiro -, no final de fevereiro conseguimos resolver o tal do Banco Pine, era o último banco e aí subiu a aprovação nos bancos. Todos os bancos já aprovaram, inclusive o Banco Pine e o Banco do Brasil. Agora, estamos aguardando a Caixa Econômica Federal fazer a aprovação. Após a aprovação, o Governo vai assumir a concessionária. Porque até hoje nós não assumimos”, explica o governador.
Segundo Mauro, na próxima semana terá uma agenda com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para finalizar um acordo com a Caixa Econômica. Ao todo, a renegociação da dívida gira em torno de R$ 950 milhões, mas o Governo negocia pagar cerca de R$ 420 milhões.
Tem que terminar todo esse processo de aprovação
“Estamos aguardando a Caixa Econômica aprovar, eles pediram 60 dias, nós estamos fazendo interação junto com eles para antecipar esse prazo. Semana que vem deve ter uma agenda em Brasília sobre isso, e aprovando, poucos dias depois, vai ter o fechamento final da operação, ou seja, o Governo assume a companhia, faz os aportes devidos e tratativas finais, conforme é previsto nos contratos e na legislação e a partir daí nós passamos a comandar a companhia”, disse Mauro.
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Uma das principais reclamações é a continuidade na cobrança do pedágio pela empresa Rota do Oeste, que já entregou a concessão e aguarda a finalização do processo de transferência. Porém, a rodovia federal segue sem a execução da duplicação do trecho que liga Cuiabá a Rondonópolis, bem como, os motoristas reclamam da falta de manutenção por conta dos buracos.
A previsão do Governo é investir cerca de R$ 1,2 bilhão nos primeiros dois anos, assim que liberada a concessão a MT Par.
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