O governador Mauro Mendes (UB), afirmou em entrevista coletiva, que é favorável a exclusão de Mato Grosso da Amazônia Legal, desde que o Estado não perca os benefícios. O posicionamento do governador é em relação ao Projeto de Lei do deputado federal Juarez Costa (MDB), para retirar Mato Grosso da Amazônia Legal.
O deputado justificou, que atualmente, os Estados que estão em área da Amazônia Legal podem explorar 20% da área e outros 80% devem ser preservados. Para ele, o país e o mundo precisam produzir.
Leia matéria relacionada – Juarez quer tirar MT da Amazônia Legal e reclama sobre restrição para plantio
Para Mendes, Mato Grosso deixar a Amazônia Legal tem seu lado positivo, pois abrirá uma capacidade de ampliar a produção primária do agronegócio, mas lembrando que também tem o lado negativo, de sair e perder um dos mais importantes mecanismos da industrialização do Estado.
“Hoje uma indústria quando aqui se instala ela pode pleitear um incentivo na Superintendência Desenvolvimento Amazônia (Sudam) por estar na Amazônia Legal de isenção de 75% de imposto de renda. Isso seguramente foi um dos maiores motivadores para o processo de industrialização que andou até hoje no Estado”, pontuou o gestor.
Mauro enfatizou que perder esse benefício é algo que tem que tomar-se muito cuidado. Segundo ele, já alertou aos parlamentares com relação a isso. “Eu sou favorável a essa exclusão desde que não perca esse benefício, senão, nós vamos estar dando um passo para desindustrializar o Estado, desincentivar a atração de indústrias para Mato Grosso”, concluiu Mauro Mendes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).