Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, o governador Mauro Mendes (DEM) entregou nesta sexta-feira (11.02), a reforma do Lar Doce Lar, unidade do Ciaps Adauto Botelho, que atua como residência para pessoas com deficiência em regime de abandono.
A unidade abriga integralmente 17 pacientes abandonados pela família e por gestões anteriores. A reforma dará dignidade aos pacientes que necessitam de cuidado 24 horas sendo acompanhados por equipe multiprofissional, nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“As imagens que nós vimos agora pouco, mostra que isso aqui era um depósito abandonado pelo Poder Público, colocaram essas pessoas para trabalhar aqui, nossos servidores, essas crianças que estão há muitos anos sob tutela do Estado e vamos continuar cuidando até que vidas elas tenham. Nós fizemos que uma grande reforma, construindo um lar absolutamente com dignidade e com qualidade. É nosso dever e aqui vamos fazer isso com respeito às pessoas e a esses cidadãos abandonados, mas não são abandonados pelo Estado e não está sendo pela nossa administração”, relatou.
Entregar essa unidade significa entregar dignidade, respeito àqueles que foram abandonados pela família
Mauro também lembrou que não existe mais o antigo Lar da Criança na Capital, segundo ele, desde a época em que assumiu a Prefeitura de Cuiabá, o modelo que abrigava muitas crianças já havia sido desativado, em razão da política Nacional. Segundo Mauro, o Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe uma nova normativa e não permite mais construir unidades para 60, 100, 120 pessoas.
Leia também: Educação de VG investe quase 900 mil em uniformes aos alunos da rede municipal
“Quando eu era prefeito, eu e minha esposa — a Prefeitura é claro — construímos se não me engano quatro casas lares pequenas que vai no máximo 12 crianças, porque esse é conceito agora, porque essas crianças tiradas da família por algum motivo, ou abandonadas, precisam de acolhimento e sentir em uma casa e não em um grande local impessoal. Então aquilo não existe mais”, encerrou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).